Como manter uma alimentação saudável

As pessoas já começaram a entender que manter uma alimentação saudável é fundamental para a saúde, pois, em qualquer faixa etária uma dieta mais balanceada ajuda na prevenção de doenças. Afinal os excessos são prejudiciais à saúde e à qualidade de vida.

Precisamos entender que alimentação saudável é uma rotina para a vida toda, ao contrário das dietas restritivas que são mais indicadas para perda rápida de peso e não devem ser mantidas por longos períodos.

Especialmente, as que eliminam diversos elementos do cardápio como as dietas da moda e yo-yo. Que garantem uma perda de peso acelerada, mas prejudicam a saúde. Uma vez que, excluem do cardápio nutrientes importantes à saúde ao incentivar o corte de determinados alimentos ou o consumo excessivo de outros.

Leia também: As cores do prato podem indicar uma alimentação saudável?

Ocorre que, em alguns casos essas dietas promovem a perda rápida de peso, mas também afetam o metabolismo, provocam retração muscular e interferem na manutenção do peso ideal a longo prazo.

Uma alimentação saudável deve ter todos os nutrientes que o organismo necessita, através da variedade de alimentos como verduras, legumes e frutas.

Os benefícios de uma alimentação saudável

Uma alimentação balanceada fornece energia para o organismo trabalhar adequadamente durante o dia, melhora o desempenho cerebral e ajuda a prevenir doenças. Aliás, alguns problemas de saúde como hipertensão, diabetes, obesidade, colesterol alto, AVCs, entre outros têm seu risco reduzido fazendo escolhas alimentares melhores e praticando atividades físicas regulares.

Além disso, tabagismo, alcoolismo, sedentarismo, excesso de sal, açúcares e gordura são outros hábitos que podem influenciar negativamente a saúde, por isso devem ser evitados. Beber água frequentemente, para manter o corpo hidratado, principalmente ao realizar atividades físicas, é mais um hábito negligenciado pelas pessoas.

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. A reeducação alimentar é o jeito mais eficiente de perder peso. Leia mais sobre hábitos que podem ser inseridos na rotina e melhorar a saúde em: http://twixar.me/xTym

2021-01-19T07:56:22-03:00 19/01/2021|BEM-ESTAR, DICAS, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário