Autoestima e Saúde – Amor próprio faz bem!

O amor-próprio é um sentimento de valorização de si mesmo. Um estado de espírito capaz de impactar positivamente corpo, mente e espírito. Ter autoestima significa respeitar o próprio conforto e satisfação. Praticar o autocuidado. Se importar com os outros sem sacrificar o próprio bem-estar. Não se contentar com menos do que merece. Entender que não somos perfeitos, logo somos passíveis de erros. Mas, tudo bem, mais uma lição foi assimilada.

Além disso, cada indivíduo tem um entendimento do que o amor-próprio significa, sendo que esse conhecimento é muito importante para preservação da saúde mental.

Para o amor-próprio fazer parte da sua vida, você deve se tornar uma prioridade. A propósito, leva tempo para desenvolver a autoestima, por isso, precisa ser praticada diariamente. Vejamos a seguir alguns benefícios do amor-próprio à saúde.

Criar um estilo de vida mais saudável

Alimentação, prática de atividades físicas, dormir adequadamente e beber muita água são algumas das atitudes positivas que adotados no decorrer da evolução da autoestima.

Ainda que mudanças no estilo de vida sejam difíceis para qualquer pessoa, o amor-próprio proporciona a motivação necessária para o desenvolvimento de hábitos de vida mais saudáveis e gentis.

Aprender a lidar com as adversidades

O amor-próprio reduz o estresse e desconforto que algumas situações adversas possam causar. Já que o indivíduo não vai se comparar, nem competir com outros. Pois, o otimismo que a autoestima estimula permite encontrar soluções criativas e inovadoras para solucionar problemas.

Aceitar limitações

O conhecimento de si mesmo faz parte do processo de estruturação da autoestima, logo pessoas com amor-próprio bem trabalhado entendem o fracasso como uma oportunidade de aprendizado, não uma dolorosa evidência da derrota.

Leia também: Gravidez: Dicas para proteger a saúde mental!

Além do mais, indivíduos com autoestima consolidada têm menos probabilidades de abusarem de álcool e drogas, de sofrer de solidão ou de ansiedade. Isso acontece porque o amor-próprio desempenha um papel significativo na saúde mental.

O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Para entender como a influência da autoestima na rotina acesse: https://bit.ly/3lfKsaw

2021-03-15T08:01:47-03:00 15/03/2021|BEM-ESTAR, MULHER, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário