Carnaval – Divirta-se com responsabilidade!

A festa mais animada do ano requer alguns cuidados para que você possa curtir a folia sem comprometer a saúde. Siga nossas dicas e divirta-se

programacao-carnaval-2014

 

Chegou fevereiro e junto com ele o Carnaval – a festa mais esperada e mais famosa do ano, aqui no Brasil. Durante os 5 dias de festa, muita gente encara uma verdadeira maratona de folia, noites em claro, curtição e badalação. E quando chega a quarta-feira de cinzas está, literalmente, arruinado!

Nesta época é frequente o registro de doenças associadas à transmissão por via alimentar, respiratória, além das transmitidas pelo contato sexual.

Sempre pensando em sua saúde e bem estar, o Blog Homeopatia e Saúde preparou este post com algumas dicas valiosas para que você caia na folia do Rei Momo, sem se arrepender amanhã!

Hidrate-se

Nos dias de Carnaval a tendência é perder mais líquido do que nos dias normais, portanto, entre profissionais de saúde a dica é unânime: Beba muita água! 

hidratacao-carnaval-bazarlaboutique

Para se ter ideia, a quantidade de água que perdemos em uma tarde de trabalho é perdida em seis minutos de folia. Portanto, o consumo de água e de outras bebidas hidratantes como água de coco, suco e até isotônicos, são essenciais para manter o corpo a salvo da desidratação e para repor sais minerais e carboidratos perdidos com o suor.

Para quem consome bebidas alcoólicas é interessante alternar com outras bebidas não alcoólicas para evitar quadros de desidratação. Não exagere nas bebidas alcoólicas e, principalmente, não dirija após consumi-las!20140223133346161253a

 

Alimente-se

Saco vazio não para em pé – é bem verdade – mas, escolha a dedo os alimentos que irá consumir. Comidas pesadas como feijoada e frituras, devem ficar de fora do cardápio. Pense leve e aposte em verduras, legumes, frutas e carboidratos para repor as energias.

nutricao-carnaval

 

Uma boa pedida é preparar seus próprios lanchinhos, ou ainda consumir barras de cereais e frutas pequenas como maçã, pera, uva – que podem ser consumidas em qualquer lugar. Caso prefira alimentar-se na rua, fique atento(a) à procedência e higiene dos alimentos e bebidas.

Cuide do corpo e da mente

Nesses dias loucos e de folia, sempre que possível, tire uma soneca para recuperar as horas perdidas de sono. 30 minutos de soneca após o almoço são recomendados para reequilibrar corpo e mente. Hidrate corpo e cabelos, mantenha as unhas bem aparadas, utilize roupas e sapatos confortáveis e não se esqueça de utilizar protetor solar.

carnaval1O cuidado deve ser redobrado para quem está no litoral, já que a incidência de raios ultravioleta é maior. Em entrevista ao portal UOL Notícias, a dermatologista Flavia Ravelli, explica que na praia, estamos expostos a radiação por todos os lados: “O bronzeamento (ou queimadura) da pele depende exclusivamente da incidência de radiação ultravioleta (UV). E, na praia, ela não vem apenas de cima para baixo, como pode parecer, mas também de baixo para cima, já que é refletida na areia e na água do mar”.

Além disso, o sal desidrata e resseca pele e cabelos, portanto, é bom alternar e tomar algumas duchas de água doce, após algum tempo em contado com a água do mar. Escolha um protetor solar com fator de proteção adequado para o seu tipo de pele e reaplique-o na frequência necessária.

O velho conselho de evitar o sol das 10h às 16h sempre é válido, pois é nesse horário que há a maior quantidade de raios ultravioletas.

Proteja-se

camisinha coloridaSegundo Caio Westin, técnico em saúde do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids da Secretaria de Saúde de São Paulo “Não há dados que indiquem um aumento da incidência de DSTs nesse período. Porém, temos observado que o abuso de drogas como o álcool, aliado à ideia de que se deve aproveitar todo o ano nesses quatro ou cinco dias, fazem com que as pessoas se cuidem menos”.

Um levantamento exclusivo da UniCarioca publicado esta semana no Jornal O Globo, indica que no último ano 53% dos jovens sexualmente ativos fizeram sexo sem proteção. A pesquisa revela ainda que 88% dos cariocas fariam sexo sem camisinha no Carnaval.

O uso de preservativos é a forma mais eficaz de se proteger de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada, portanto, é indispensável!Veja mais sobre o assunto no último post da série Ser Mulher.

Com pequenos cuidados, é possível se divertir como se houvesse amanhã.

Bom carnaval!

 

 

 

2015-02-10T04:07:35-03:00 10/02/2015|BEM-ESTAR, DICAS, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário