Muitos pacientes estão retornando com covid-19 para os consultórios, o que indica um aumento no número de casos nas últimas semanas. Casos que são frutos, basicamente, de duas novas subvariantes da Ômicron. Variante que têm causado impacto em vários países, especialmente na Europa, China, Estados Unidos e agora começa a crescer no Brasil, explica o Dr. Ariovaldo Ribeiro.

O que foi possível observar até o momento é que, aparentemente, essas variantes são mais resistentes aos tratamentos disponíveis, com uso de anticorpos monoclonais.

Os principais sintomas dessa covid-19 são similares ao da gripe e do resfriado comum, portanto, o diagnóstico precisa ser realizado com muito cuidado.

<<Leia também: Homeopatia atua para melhora da saúde em infectados com COVID-19>>

O paciente infectado pode apresentar coriza, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, dor no corpo, cansaço e febre que são sintomas comuns da gripe, falou o Dr. Ariovaldo Ribeiro.

O recomendado é que indivíduos que apresentem sintomas realizem o teste de covid-19 para diagnosticar o problema.

Se confirmado, a pessoa deve aderir ao isolamento, permanecendo afastado por um determinado período, dependendo da gravidade da doença. Também deve aderir ao uso de máscara para evitar que outras pessoas se contaminem através do contato.

Todos precisam usar máscara?

A orientação é que idosos, pessoas acima de 65 anos, e pessoas imunossuprimidas, com baixa imunidade, usem máscara quando forem entrar em contato com outras pessoas e evitem aglomerações.

Indivíduos com condições normais de saúde, que não são idosos ou imunossuprimidos, devem usar máscara em locais fechados e em ambientes com pouca circulação de ar.

Lembrando que pessoas infectadas, como já falamos, devem utilizar máscara sempre que saírem de casa, ou tiverem contato com outras pessoas, enfatiza o Dr. Ariovaldo Ribeiro.

Quanto as vacinas já aplicadas, será que elas protegem contra essas variantes da covid-19?

Segundo especialistas a proteção existe, mas, o nível de eficácia é menor. Conforme a OMS (Organização Mundial de Saúde) o risco de reinfecção, ou seja, de pegar covid de novo, é mais elevado. Assim pessoas que já contraíram têm mais chances de pegar novamente a covid-19, explica o Dr. Ariovaldo Ribeiro.

O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Saiba mais sobre o assunto em: https://bit.ly/3hpWoZM