Bem Estar

Bem Estar

Exercícios físicos, mente consciente satisfação pessoal, corpo são! Saiba mais »

Crianças

Crianças

Dicas de saúde e relacionamento com as crianças. Saiba mais »

Dieta e Alimentação

Dieta e Alimentação

Alimentação saudável, dicas de dietas e como se alimentar. Saiba mais »

Mulher

Mulher

A saúde da mulher, de forma bem explicada. Saiba mais »

Homeopatia

Homeopatia

Como a homeopatia pode atuar nos problemas de saúde. Saiba mais »

 

11 dores emocionais que doem no corpo

Alegria, saudade, tristeza, medo, surpresa são algumas das emoções que vivenciamos todos os dias. Entre sentimentos bons e ruins a nossa vida é uma montanha-russa emocional. As emoções não influenciam somente as nossas decisões, elas são capazes de interferir na nossa saúde e bem-estar. As dores emocionais são um exemplo de como as emoções podem influenciar negativamente a nossa saúde.

O pensamento positivo é importante até para a manutenção de nosso bem-estar.

O organismo é um sistema complexo onde físico e emocional trabalham juntos para manter o corpo funcionando corretamente. Sendo que o estado emocional afeta o corpo, e problemas com a saúde interferem no emocional.

A dor é um dos mecanismos que alertam para problemas no corpo. O nosso organismo é uma máquina tão incrível que possui sinalização própria, assim como o painel do carro que acende uma luz quando algo precisa ser verificado. Assim as dores emocionais são indicativos de que nossas emoções estão afetando o organismo.

A sustentação do organismo sofre por causa das emoções

Emoções negativas como o estresse prejudica o organismo, pois a tensão afeta os músculos causando a dor. A ansiedade é outro problema que causa dores emocionais, uma vez que pessoas ansiosas estão sempre em alerta esperando que algo ruim aconteça. Essa tensão toda afeta ombros e coluna. Aliás, por causa de sua localização as costas é a área que mais sofrem por causa das emoções.

A seguir veja as principais dores emocionais que o corpo sofre:

Dor no pescoço/nuca: embate entre emoção e razão e tensão emocional;

Dor nos ombros: Insegurança, excesso de tarefas, timidez, medo e tensão emocional;

Dor de cabeça: pensar muito e realizar pouco, preocupação exagerada e tensões emocionais;

Dor nas articulações: medo, tristeza, sentir-se impotente, inflexibilidade, entre outros;

Dor muscular: raiva, medo, tristeza, conflitos existenciais e falta de atividade física;

Dor nas costas: insegurança, desamparo, medo, excesso de tarefas e desamparo;

Dor nos joelhos: medo, sobrecarga, tensão emocional e insegurança;

Dor na lombar: medo, insegurança, tensão, entre outros;

Dor no estomago: nervoso, mágoa, raiva, irritação, tensão, etc.;

Dor nos quadris: medo, insegurança, sobrecarga e tensão emocional;

O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Leia mais em: https://goo.gl/9pdbdX

Como ensinar a menina a se limpar sozinha?

A medida que os bebês vão crescendo, os papais acompanham a criança adquirindo sua liberdade e um dos acontecimentos dessa fase é se limpar sozinho. É um acontecimento de grande importância para os pais e também para as crianças, já que os pequenos passam a se sentir cada vez mais capazes de realizar tarefas sozinhas. Porém, alguns imprevistos podem ocorrer, principalmente com as meninas. Você sabe como ensinar a menina a se limpar sozinha?

Imprevistos ao deixar a menina se limpar sozinha:

Ginecologistas afirmam que é comum a ocorrência de corrimento mais esbranquiçado ou amarelado na calcinha das meninas que estão aprendendo a se limpar sozinhas. Da mesma forma, também pode ocorrer resquícios de sujeira na região dos grandes lábios.

Esses imprevistos são causados por higiene incorreta. Se limpando de trás para frente, as meninas podem trazer bactérias do ânus para a vagina, alterando seu pH e aumentando a proliferação de fungos. Dessa forma, ocasiona um desequilíbrio na flora vaginal e ocorre o corrimento. Sendo assim, é necessário uma atenção maior dos pais no cuidado com a higienização das meninas.

<<Veja também: Fralda: Como e quando tirar.>>

Veja como ensinar a menina a limpar sozinha:

A realização de uma higiene eficaz na menina pode evitar a ocorrência do corrimento. A higienização deve ser feita de frente para trás, cuidando para não trazer sujeiras do ânus para frente. Assim, problemas simples que podem prejudicar a saúde das pequenas são evitados.

Recomenda-se a constante supervisão nessa fase e a correta orientação para as meninas fixarem as informações e realizarem a higienização da forma correta.

<<Veja na íntegra: Pais de meninas precisam ler alerta de médica: erro muito comum pode afetar a saúde.>>

Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo.

9 pontos para aliviar o estresse

Viver nos grandes centros urbanos melhorou a vida das pessoas em alguns aspectos. Entretanto, as exigências da vida moderna aumentaram, consideravelmente, o estresse, a tensão e a ansiedade. Existem alguns mecanismos para aliviar o estresse: meditação, ioga, atividade física e digitopressão.

A digitopressão é uma técnica inspirada na acupuntura para aliviar a dor pressionando pontos específicos do corpo.

Como a digitopressão pode aliviar o estresse?

Para acabar com o estresse causado pela rotina diária através da digitopressão, basta pressionar algumas áreas chaves do corpo para aliviar o estresse, a dor, a ansiedade e a tristeza.

Topo da cabeça

Esse ponto fica no meio do crânio, pressionar esse ponto acalma as emoções e eleva a mente. Aperte o ponto com os dedos médio e segure.

Meio da cabeça

Este ponto fica um polegar para os lados, para trás e para frente da localização do primeiro ponto. Ajuda a acalmar a mente e organizar as ideias. Pressione o local com os dedos médios, indicadores e anelares por alguns segundos.

Meio da testa

Espaço entre as sobrancelhas. Pressionando esse ponto você alivia a ansiedade, acalma e equilibra o sistema nervoso. Pressione por alguns minutos respirando profundamente.

Buço

Região que fica entre ao nariz e a boca. Estimular essa área acalma, renova e ativa o fluxo energético. Faça movimento de um lado para o outro com o dedo indicar.

Parte superior do queixo

Ponto que fica bem abaixo do lábio. Ativar esse ponto faz as energias fluírem adequadamente. Massagear de um lado para o outro.

Área inferior da clavícula

Massagear esse ponto energiza o corpo. Realize movimentos de pulsar com o dedo indicador e o polegar.

Meio do peito

Pressionar esse ponto ajuda a aliviar o estresse, acalma e melhora a respiração. Bater suavemente com os dedos médio, indicador e anelar enquanto realiza respirações profundas.

Pescoço

Os pontos estão situados na parte de trás do pescoço. Ativar esse local ajuda a relaxar e ativa a circulação energética. Enquanto respira profundamente faça movimentos com o punho fechado dos dois lados simultaneamente.

Lombar

Estimular essa região ajuda a aliviar a tensão que a lombar sofre. Use os punhos fechado para massagear os dois lados da lombar ao mesmo tempo, enquanto realiza respirações profundas.

O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Artigo completo em: https://goo.gl/tRoR77

Novo órgão do corpo humano é descoberto

Recentemente patologistas da universidade de Nova York publicaram sobre a descoberta de um novo órgão no corpo humano. Cientistas conseguiram finalmente identificar: presente entre os tecidos do corpo, Interstício é um espaço repleto de cavidades preenchidas por liquido.

Saiba mais sobre o interstício.

Podendo ser um dos maiores órgãos do corpo, essa rede de cavidades de colágeno e elastina se localiza de baixo da pele, entre tecidos. O intersticio recobre o tubo digestivo, pulmões e sistema urinário. Assim como também rodeia as artérias, veias e fáscia (estrutura fibrosa onde se fixam músculos). Logo, se extende por todo o corpo humano.

<<Veja também: Doação de Órgãos.>>

Pesquisadores acreditam que essa descoberta seja importante para explicar a metástese do câncer, edema, fibrose e o funcionamento mecânico de tecidos e órgãos do corpo humano. Da mesma forma, acredita-se que essa rede de espaços interconectados possa funcionar como um amortecedor para evitar que os tecidos do corpo se rasguem com o funcionamento diário.

Porque o interstício só foi descoberto recentemente?

Com os métodos padrão de visualizar a anatomia humana não é possível visualizar o interstício.Porém, com o avanço constante da tecnologia cientistas puderam identificar a nova estrutura, através da melhora da endomicroscopia ao vivo.

Uma operação em 2015, realizada pela Universidade de Nova York, possibilitou os pesquisadores observarem uma estrutura até então não conhecida.

Assim, se iniciaram estudos a respeito dessa estrutura e após aperfeiçoamentos nas pesquisas foi identificado o intersticio. Que foi identificado, segundo o estudo, como “tiras largas e escuras ramificadas, rodeadas de espaços grandes e poligonais cheios de fluoresceína”.

Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo.

<<Veja na íntegra: Interstício, o ‘novo órgão’ do corpo humano que a ciência acaba de descobrir.>>

Conjuntivite – número de casos só aumenta

Nos primeiros meses do ano tivemos um aumento, significativo, nos casos de conjuntivite no Brasil. O calor e a diminuição da circulação de ar foram às principais causas do crescimento do contágio em todo o país.

Região Sul

Foram registrados mais de 4,1 mil casos da doença segundo dados do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) e a Vigilância Epidêmica da SES.

Seis cidades do Paraná sofreram com o surto de conjuntivite, nas quais foram registrados 1,4 mil casos somente no mês de março.

Região Sudeste

O Rio de Janeiro registrou um aumento de 30% nos casos de conjuntivite depois do carnaval. Minas Gerais é outro estado que teve um aumento nos casos da doença.

Região centro-oeste

Em Caldas Novas 2000 pessoas foram infectadas. Os órgãos de saúde pública local orientaram a população a procurar ajuda médica em caso de suspeita.

Região nordeste

Em Pernambuco o número de pessoas infectadas triplicou. Em comparação com 2017, que registrou 2629 casos da doença, 2018 já contabiliza 11868, um crescimento de 351%.

A Secretária Municipal de Saúde (SMS) divulgou o número de casos registrados durante o carnaval. Em Salvador 191 pessoas foram infectadas pela conjuntivite, um crescimento de 1123% se compararmos com os 17 casos de 2017.

Região Norte

No Tocantins o aumento dos casos foi tão surpreendente que acabou os medicamentos em toda a rede pública do estado.

A conjuntivite é uma infecção que ataca a conjuntiva, membrana fina e transparente que envolve o globo ocular e o interior das pálpebras. A doença causa vermelhidão, olhos lacrimejantes, coceira e inchaço das pálpebras.

<<Leia também: Coçar os olhos pode fazer mal para a vista>>

Para prevenir a conjuntivite evite coçar os olhos, não compartilhe toalhas e maquiagem, lave mãos e rosto com frequência, também evite aglomerações.

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Mais dados sobre a conjuntivite em todo o país acesse: https://goo.gl/mRWXti

1 em cada 3 adultos sofrem de pressão alta

Um relatório de 2012 da OMS divulgou que um em cada três adultos possuem pressão alta. Além da hipertensão, a Organização afirma que complicações como obesidade e diabetes também atingem uma grande parcela mundial.

Por serem enfermidades comuns se perde a dimensão da gravidade do crescimento de pessoas atingidas por essas doenças. Essas três complicações são as maiores responsáveis por problemas cardiovasculares, que são a principal causa de morte no mundo.

Pressão alta: Saiba mais.

A hipertensão é caracterizada pelo aumento da pressão arterial durante a passagem do sangue. Cerca de 20% da população mundial sofre de pressão alta. Dessa forma, a hipertensão é o maior risco para doenças cardiovasculares e AVC. Além disso, problemas como insuficiência renal crônica, aneurismas e lesões nos vasos sanguíneos do olhos também podem ser decorrentes da pressão alta.

<<Veja também: Combata a Hipertensão com Mudança de Vida.>>

Causas e sintomas:

Fatores genéticos, quantidade de sódio presente no organismo e falta de exercícios. Todos esses fatores, entre outros, estão associados a hipertensão.

Na maioria das pessoas, a pressão alta não apresenta sintomas próprios. Porém, desencadeia outros que, equivocadamente são associados a doença, como como dor de cabeça, tontura e cansaço.

Diagnostico e cuidados:

Para diagnostico, deve ser medida a pressão arterial após repouso de cinco minutos. O resultado é a alternância dos valores de contração e relaxamento dos batimentos cardíacos. Sendo assim, para um adulto, o valor ideal é de 120 (pressão máxima) por 80 (pressão minima). Comumente conhecida como 12/8.

É considerada pressão alta em adultos valores iguais ou maiores que 140/90. A hipertensão não tem cura e recomenda-se a mudança no estilo de vida para impedir complicações.

Escolher uma alimentação mais leve, evitar álcool, tabagismo, doces e sal em excesso, praticar atividades físicas e controle do estresse são as medidas recomendáveis.

Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo.

<<Veja na íntegra: Um em cada três adultos tem pressão alta, diz OMS.>>

Ansiedade pode estar ligada ao medo de errar

Um estudo inovador que contou com a participação de crianças pequenas revelou a principal causa do transtorno de ansiedade social, problema que afeta pessoas de todas as idades. Dessa vez a genética, como ficou comprovado, não é a causa do transtorno.

Pesquisadores monitoraram a atividade cerebral em mais de 100 crianças e descobriram uma relação entre o medo de falhar e a ansiedade social. A pesquisa que foi publicada na revista da Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Adolescente mostrou como o problema está afetando crianças e adolescentes.

Medo de errar está atrapalhando o desenvolvimento das crianças

São tantas as atividades que precisamos desenvolver em nossa rotina diária, que muitas vezes, nos sentimos ansiosos. As crianças também estão sofrendo por causa do excesso de atividades impostas pelos pais: estudar, praticar esporte, dançar, aprender outra língua, são muitos os compromissos na agenda infantil. Toda essa pressão em se preparar para o futuro está causando ansiedade social nas crianças e adolescentes.

Entender o problema é o primeiro passo para superar o problema de ansiedade, foi o que explicou o responsável pela pesquisa.

<<Leia também: Transtorno de Ansiedade e homeopatia>>

107 crianças que apresentavam inibição social foram selecionadas para participar do estudo. Um dos objetivos era descobrir o quanto hábeis eram essas crianças diante de distrações no decorrer dos testes. Os participantes tiveram que realizar o teste duas vezes: em uma elas sabiam que estavam sendo observados, na outra não estavam sendo observados. Os pesquisadores perceberam que as crianças ansiosas tinham medo de falhar quando observadas.

A obsessão do indivíduo em relação ao seu comportamento em ambientes sociais é a principal causa do transtorno de ansiedade social. É o medo de cometer erros enquanto interage com outras pessoas. Aceitar que errar faz parte do processo de aprender pode melhorar os inibir os efeitos da ansiedade.

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Leia mais em: https://goo.gl/nVRofg

Doença mão pé boca

Doença mão pé boca é uma doença muito comum, causada pelo vírus Coxsackie. Ocorre mais frequentemente em bebês e crianças com menos de 7 anos de idade. A doença mão pé boca ocorre mais no verão e outono, quando as crianças estão iniciando ou retornando à escola.

A maior parte dos vírus que causam a doença mão pé boca m no intestino, por isso a doença, geralmente, é transmitida pelas fezes. Em alguns casos a criança e o adulto entram em contato com o vírus durante a troca de fraldas. A transmissão fecal-oral é a forma mais comum de contágio. Mas a doença mão pé boca também pode ser transmitida por meio da tosse, secreções orais e líquido das bolhas da doença.

Os principais sintomas da doença mão pé boca são: dor de cabeça, febre, falta de apetite e dor de garganta intensa. Mas o sintoma mais visível da doença são coceira e micro bolhas nos pés e mãos.

Assim como ocorre com a maioria das infecções virais a doença se manifesta através de uma sensação de mal estar que dura um dia.

Como prevenir a doença mão pé boca

Lave as mãos com água e sabão antes e depois de comer, e toda vez que usar o banheiro;

Evite compartilhar bebidas, alimentos, utensílios, escova de dente e toalha com outras pessoas;

Evite tocar na boca, nariz e olhos quando estiver com as mãos sujas;

Mantenha limpos brinquedos e superfícies que são tocadas com frequência pelas crianças.

Se possível, tente isolar a criança infectada do restante da família. Uma vez que os indivíduos que contraem a doença de um membro da família tendem a ter uma versão mãos agressiva da enfermidade.

O Blog Homeopatia e Saúde, é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. O segredo para uma recuperação rápida é hidratação e descanso. Se quiser ler mais sobre a doença mão pé boca acesse: https://goo.gl/pkzqrr

Como o medicamento age no organismo?

Ao optarmos por medicamentos de uso oral, o medicamento atravessa a faringe, chegando ao esôfago. Logo depois, alcança o estomago e ao contrário do que costumamos pensar a maior absorção do medicamento não é realizada nesse órgão e sim no intestino.

Pelo intestino ser repleto de pequenos vasos sanguíneos ocorre a liberação de moléculas ativas que dissolvem o comprimido de maneira mais eficaz que em outros órgãos. A partir daí, os princípios ativos dos medicamentos atravessam as membranas presente no intestino e entram na corrente sanguínea.

<<Leia também: Alguns cuidados com o seu medicamento homeopático.>>

O caminho após o intestino: Veja como o medicamento age no organismo.

No interior da corrente sanguínea, o principio ativo do remédio começa a buscar o lugar exato em que precisa agir. O remédio só entra em ação de fato quando encontra moléculas do corpo chamadas de receptores. Cada órgão tem seus receptores específicos e o medicamento só surte efeito quando encontra o receptor que “encaixa” devidamente com sua fórmula química. O único lugar que o medicamento não circula é o cérebro. Esse órgão detêm uma proteção fisiológica chamada barreira hematoencefálica que previne a região de danos colaterais.

É importante salientar que cada remédio age de um jeito e além disso cada forma de consumo determina o tempo de efeito da medicação. Injeções tem efeito quase que imediato, por já alcançarem a corrente sanguínea. Assim como medicamentos que são colocados debaixo da língua tem seu processo acelerado por ser uma região repleta de pequenos vasos sanguíneos.

(Cada droga age de um jeito)

O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo.

<<Veja na íntegra: Você sabe como o medicamento atua em seu organismo?>>

Antidepressivo mata mais que cocaína

Especialistas alertam sobre as consequências graves relacionadas ao abuso de medicamentos como o Rivotril. Por causa do aumento do uso desse tipo de medicamento alguns médicos já consideram que antidepressivo mata mais que drogas como cocaína.

Os antidepressivos são medicamentos utilizados para tratar a depressão. Além de tratar os transtornos depressivos os antidepressivos são utilizados para tratar outros problemas de origem psíquica como o transtorno de personalidade. Também possuem uma série de outros usos clínicos que vão desde o tratamento de transtornos de ansiedade, alimentares e no tratamento de dores crônicas, como a enxaqueca e outros problemas de saúde.

O antidepressivo mata, pois causa dependência da mesma forma que substâncias como álcool e cocaína. Pessoas que abusam do uso de antidepressivos experimentam a mesma dependência que outras drogas causam ao organismo.

A dependência de antidepressivos pode surgir em pessoas que nunca precisaram do medicamento. Uma vez que muitas pessoas são diagnosticadas erroneamente com depressão e começam a ingerir antidepressivos. De acordo com estudos médicos diagnosticaram quase 2/3 dos pacientes com depressão e prescreveram antidepressivos desnecessários.

O fato de que o antidepressivo mata ainda não é uma unanimidade dentro da comunidade médica. Os médicos ainda discutem sobre a natureza do vício em antidepressivos. Porém a grande maioria já considera que esses medicamentos causam dependência. Outros apontam para os sintomas de abstinência causados pelos antidepressivos como evidência do vício causado por esses medicamentos.

Embora exista o risco em tomar antidepressivos, não devemos esquecer que esses medicamentos ajudam pessoas a viverem melhor e serem mais funcional. Quando o antidepressivo é prescrito corretamente faz toda a diferença na vida do indivíduo.

Assim como tudo na vida o antidepressivo mata quando não é utilizado da forma correta. Procure sempre um médico antes de utilizar qualquer tipo de medicamento.

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Leia mais sobre o assunto no link: https://goo.gl/KD9THK

Álcool causa câncer e danifica DNA

Pesquisadores de Cambridge comprovaram a relação do consumo de álcool com o surgimento de tumores através de um estudo apoiado pelo Cancer Research, da Inglaterra. É mais real do que nunca: o álcool causa câncer.

Nossas células e o álcool: Atente-se!

A ingestão de bebidas alcoólicas danifica o DNA das células tronco, elevando o risco de câncer. Entre eles, os tumores mais comuns no Brasil, como os de mama e intestino.

<<Leia também: Alcoolismo! Como a homeopatia pode ajudar?>>

Usando ratos de laboratório, cientistas observaram que derivados do álcool, etanol ou acetaldeído, interferem perpetuamente no DNA dos animais. Essa interferência ocasiona estimula os cromossomos a se organizarem de forma aleatória, mudando permanentemente a sequencia do DNA nas células.

O maior risco é que células DNA defeituosas conseguem se multiplicar expandido-se por outros tecidos do corpo. A partir daí o risco de desenvolver um tumor é grande.

Como o corpo reage e se protege da ingestão de álcool.

O etanol ou acetaldeído apresenta-se em nosso corpo após a ingestão de álcool e é responsável pela sensação de ressaca. Nesse estágio, os cientistas observaram como o corpo se defende da bebida. A presença da enzima aldeído desidrogenase (ALDH) é capaz de catalizar e quebrar o subproduto do álcool. Ainda nos testes com os ratos de laboratório, observaram como os animais com e sem a enzima ALDH reagiam. Os animais sem a enzima presente em seu DNA foram afetados quatro vezes mais pelo álcool, porém, assim como os ratinhos,  nem todas as pessoas tem em seu organismo essa enzima anti-ressaca.

Além de câncer, o álcool pode causar diversas outras doenças que demandam cuidado e atenção. Patologias como depressão e crises de pânico e ansiedade podem ser desencadeadas pelo excesso de álcool.  Consulte um médico ao menor sinal de problemas com a ingestão de bebidas alcoólicas.

O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo.

<<Veja na integra: Álcool danifica DNA e provoca tumores e câncer.>>

Homeopatia para adolescentes

A adolescência é um período de amadurecimento físico e emocional. Momentos em que os jovens ficam mais independentes e buscam o seu lugar no mundo, por isso os amigos se tornam mais importantes que a família. São tantas as transformações que o organismo, às vezes, não consegue dar conta. Na busca de um tratamento mais natural os pais procuram a homeopatia para adolescentes.

A homeopatia para adolescentes considera a experiência de vida do indivíduo para determinar o tratamento que será administrado. As emoções são muito importantes no momento de escolher um medicamento homeopático. Por isso os pacientes respondem mais efetivamente aos remédios homeopáticos que foram selecionados corretamente.

O período de transformações da adolescência pode ser especialmente difícil. Visto que os adolescentes modernos acumulam diversas atividades escolares, físicas, sociais e futuro profissional. Os medicamentos homeopáticos ajudam problemas da adolescência relacionados ao estresse físico e emocional.

O tratamento homeopático é acessível, natural, eficaz e seguro. Como os medicamentos homeopáticos trabalham corpo e mente tratam problemas emocionais como ansiedade, insegurança, comportamentos obsessivos, raiva, depressão, etc. Ao considerar e tratar as emoções os remédios homeopáticos permitem uma vida harmoniosa e com mais saúde.

Homeopatia para adolescentes

A homeopatia para adolescentes não é tão diferente do tratamento homeopático convencional. Embora, às vezes, requer um pouco mais de investigação para descobrir o problema do paciente. É preciso que o profissional veja o adolescente como um indivíduo que tem suas próprias paixões, interesses, personalidade e peculiaridades. Diferente daquele que os pais têm em mente.

Para que a homeopatia para adolescentes seja eficaz é preciso consultar um profissional habilitado, capaz de observar e colocar as coisas em perspectiva. Pois os adolescentes são adultos em desenvolvimento e precisam de atenção especial.

O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Saiba mais sobre o assunto em: https://goo.gl/ACfhfz

16 doenças que o mar cura

Os benefícios do mar vão muito além do que um dia de descanso e relaxamento na praia. Pode comemorar: o mar cura doenças através de sua salinidade e iodo.

Dentre doenças comuns e “passageiras”, o mar tem a capacidade de cura em complicações como alergias respiratórias, resfriados, sinusites, problemas de asma e tabagismo e intoxicação por agentes químicos.

<<Leia também: O sol e a vida das crianças.>>

Doenças ósseas e dores que o mar cura:

  • Doenças reumáticas
  • Deslocamentos
  • Articulações
  • Fraturas
  • Osteoporose

Alergias que podem ter melhora:

  • Eczema
  • Psoríase
  • Acne seborreica
  • Dermatite

Complicações ginecológicas e anêmicas e hipotireoidismo, assim como estágios de depressão podem ser amenizados graças ao mar.

Outros benefícios do mar:

Melhora na respiração:

Próximo a costa, o ar possui mais sais do que minerais, significativamente já auxiliando numa melhor respiração. Da mesma forma, o aerossol marinha estimula o metabolismo e o sistema imunológico, além de revigorar a a circulação de sangue.

Cicatrização:

Os sais minerais iodo e magnésio presentes na água do mar, possuem caráter cicatrizante na pele, auxiliando no processo de cicatrização de feridas simples.

Sistema imunológico:

A água do mar fortalece o corpo contra bactérias e vírus e da mesma forma, o cloreto de sódio presente nessa água possibilita o melhor funcionamento das células, reforçando o sistema imunológico.

Eliminar quilos a mais:

O metabolismo é acelerado graças ao sal presente na água que estimula as terminações nervosas da epiderme. Assim, o corpo queima alimentos e elimina gordura com mais rapidez.

Reduz a retenção de água:

Em maiores temperaturas, é comum vermos pessoas sofrendo com a retenção de líquidos. Por osmose, a concentração de sais minerais na água facilita a eliminação de líquidos acumulados nos tecidos através da pele.

<<Veja na íntegra: O mar nos ajuda a curar mais de 16 doenças!>>

Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo.

Ações de prevenção ao câncer

Muitas pessoas acreditam que o câncer é uma doença causada por algum gene escondido no organismo. Entretanto muitas pesquisas provaram que o câncer é causado por uma combinação de diversos fatores. Genes, ambiente e estilo de vida. Enfim a prevenção ao câncer pode estar relacionada a coisas que somos capazes de controlar.

Danos no DNA são os causadores do câncer, que são as instruções químicas que dizem as nossas células o que fazer. Coisas com as quais temos contato em virtude de nosso estilo de vida como raios UV, tabaco e substancias química podem danificar o DNA. Esse dano pode se acumular por um período. Células com DNA muito danificado podem começar a crescer e multiplicar desordenadamente, é assim que o câncer começa.

Ter um estilo de vida saudável ainda é a melhor forma de prevenção ao câncer

Alguns fatores de risco do câncer, como genética e meio ambiente, estão fora do nosso controle. Contudo estudos sugerem que 70% dos fatores de risco do câncer podem ser evitados apenas mudando o estilo de vida. Ter uma dieta equilibrada, praticar atividades físicas, evitar o cigarro, diminuir o consumo de álcool e manter o peso ideal são atitudes que ajudam na prevenção ao câncer. Aliás, ter uma dieta saudável é essencial para ter uma vida mais plena.

O que comemos pode ter um efeito poderoso na saúde

Para reduzir o risco de câncer e de outras doenças tenha uma dieta variada com frutas e legumes ricos em antioxidantes, feijão, nozes e cereais integrais. Tente reduzir a ingestão de alimentos processados, fritos, abundantes em açucares, carboidratos e refinados.

Pratique exercícios: 150 horas de atividades moderadas ou 75 minutos de exercícios vigorosos semanalmente atuam na prevenção ao câncer;

Pare de fumar: pessoas que nunca fumaram ou que pararam de fumar há anos têm menos risco de câncer;

Peso ideal: estar em dia com a balança auxilia na prevenção ao câncer do endométrio, útero, mama e outros.

O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Saiba mais em: https://goo.gl/pSiqyR

Adolescente não é dono do quarto

03Não é de hoje que sabemos que a adolescência é uma fase muito difícil tanto para os filhos quanto para os pais. Conflitos e desentendimentos são comuns nessa idade e é normal o adolescente buscar privacidade em um ambiente seu. Mas qual o limite da privacidade e o ambiente familiar?

<<Leia também: Especialistas dizem que a adolescência vai até os 24 anos.>>

Como ensinar ao adolescente o valor da privacidade.

Segundo o autor Içami Tiba, auto do livro “Quem ama, educa!”, os pais devem estipular com os filhos prazos de arrumação do quarto quando eles não realizarem essa organização por conta própria. Se assim não for feito, Tiba fala sobre a reintegração do quarto a casa, tirando do adolescente o direito da privacidade. Assim, o jovem aprenderia que o custo da sua privacidade é tomar conta do seu ambiente.

Para Içami, é essencial que os pais ajudem os filhos na arrumação de seus ambientes mas não sem a companhia deles. Segunda o autor, a arte dos pais é desenvolver os filhos para que se tornem independentes.

Hábitos para um relação saudável entre pais e filhos.

Pais que trabalham fora não devem tentar compensar permitindo tudo aos filhos. O autor afirma sobre a importância do não na vida do adolescente. Tendo algumas vontades negadas, quando necessário, diminui as chances do jovem se tornar um adulto sem senso de gratidão.

Outro importante fator presente nos livros de Içami, é a necessidade do diálogo entre pais e filhos. Exercendo o diálogo, o jovem tende a ter maior aceitação diante dos argumentos dos pais. Com maior aceitação, a probabilidade de ouvir e refletir diante dos sermões é maior do que se revoltar e não dar credibilidade aos pais.

<<Veja na íntegra: “O adolescente não é dono do quarto.”>>

Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo.

8 sintomas da depressão que ficam ocultos

A depressão é um problema de saúde alarmante na sociedade atual. O nosso estilo de vida e as cobranças diárias estão criando um exército de pessoas depressivas. Muitas pessoas já sofrem por causa dos sintomas da depressão, mas nem sabem que estão depressivas. Ainda existem aquelas que não têm o apoio necessário da família e amigos para vencer o problema.

Apesar de somente um profissional ser capaz de diagnosticar a doença, existem alguns sintomas da depressão que podem ajudar a identificar o problema.

Filosofar

Falar sobre temas filosóficos por meio de uma linguagem abstrata pode ser um dos sintomas da depressão.

LEIA TAMBÉM: Outono é a estação ideal para alimentação saudável

Desculpas

Recorrer a desculpas para esconder o que, realmente, está acontecendo em sua vida. Assim criam grandes narrativas para justificar faltas em encontros e eventos sociais.

Não reagir

São incapazes de reagir, adequadamente, em determinadas situações. Como por exemplo, quando são ofendidas ou precisam tomar uma decisão importante.

Doenças psicossomáticas

Reclamar de dificuldade para respirar, dor de cabeça, nas mãos e pés, pode ser um sintoma de ansiedade. Quanto mais intensa e persistente a dor, mais estressada e ansiosa a pessoa fica, o que pode causar doenças psicossomáticas.

Remoer

Outros sintomas da depressão é ficar remoendo mentalmente os problemas, com o propósito de resolver a situação. Mas isso só piora o cenário, pois cria pensamentos obsessivos.

Descuidar da aparência

Pessoas depressivas não se importam com a aparência, assim como não tem forças para cuidar da casa e dos afazeres do dia a dia. Mas isso não se aplica às pessoas preguiçosas.

Alteração na rotina de trabalho

Mudanças, drásticas, na rotina diária é mais um dos sintomas da depressão. A pessoa começa a esquecer compromisso, fica mais lenta, não tem disposição, não finaliza tarefas e estão sempre cansadas.

Alegria

Em público algumas pessoas depressivas escondem os seus sentimentos por meio de um comportamento positivo. Para disfarçar os problemas fazem piadas e se mostram alegres e despreocupadas.

Existem mais pessoas depressivas do que podemos imaginar, por isso o Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo, trouxe mais essa matéria para ajudar quem não consegue pedir auxilio. Texto retira da página: https://goo.gl/1uwRuX

Obesidade Infantil

De acordo com entidades líderes em estudos da obesidade infantil, o Brasil é vice-líder da epidemia entre crianças de nove e onze anos, atrás somente da China e dos EUA, que dividem o primeiro lugar. Tomando ambos os sexos como parâmetro, nosso país lidera o ranking da obesidade infantil mundial na faixa etária.

Na média mundial, as crianças dessa idade costumam ficar sete horas sentadas e três em frente a algum tipo de tela: celular, tablet, televisão, etc. Isso comprova que quanto menor a faixa etária, mais propenso a obesidade a pessoa está. As gerações passadas tem em suas memórias o prazer das brincadeiras ao ar livre, o contato direto com outras crianças e com parques, coisas que as crianças da atualidade não tem com frequências em suas vidas.

<<Leia também: A verdade sobre as bebidas açucaradas e o consumo para crianças.>>

A grande parcela de tempo gasta com eletrônicos juntamente a alimentação desregulada pode acarretar outras doenças. Problemas cardiovasculares, hipertensão e diabetes são doenças que podem acometer crianças que sofrem com a epidemia.

Veja em quais as mudanças você pode apostar para combater a obesidade infantil

Já sabemos que a raiz do problema está na falta de exercício físico e na alimentação inadequada. Sendo assim, o tratamento deve ser multifuncional pois envolve diversos aspectos da saúde da criança: nutrição, condicionamento físico e até mesmo consultas com psicólogos. É necessário ressaltar a importância da família e de politicas públicas (como a necessidade de mais áreas verdes para incentivar exercício entre os pequenos) nesse processo de tratamento da obesidade infantil.

<<Veja na integra: Brasil lidera o ranking de obesidade infantil mundial, entre meninos e meninas de 9 a 11 anos.>>

Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo.

10 mitos alimentares que vão por terra em 2018

Ainda existem muitas dúvidas sobre alimentação saudável. São tantos os mitos alimentares criados sobre o tema que fica difícil distinguir o que é verdadeiro e o que é falso sobre o assunto. Entretanto, a melhor maneira de descobrir qual a dieta mais indicada às suas necessidades é consultar um nutricionista, somente um profissional vai poder indicar os melhores alimentos para a sua saúde.

Para acabar com as suas dúvidas sobre alimentação o Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo, vai desvendar alguns mitos alimentares.

Alimentos naturais custam mais que os industrializados

Muitas pessoas acreditam que os alimentos industrializados são mais baratos que os naturais, mas isso não é verdade. A maior vantagem dos alimentos industrializados é a validade e não o seu custo.

LEIA TAMBÉM: Dica Alimentação: Carboidrato à noite engorda?

 A dupla arroz com feijão é calórica?

O prato tradicional dos brasileiros é uma combinação perfeita de carboidratos, fibras, proteínas e minerais. O arroz é uma fonte de carboidratos e nosso organismo precisa deles para funcionar corretamente, o que pode ser feito para melhorar a combinação é substituir o arroz branco por arroz integral.

Por causa do colesterol o ovo precisa ser evitado

Apesar de ter colesterol em sua composição, o colesterol encontrado no ovo é o HDL, conhecido como colesterol bom. O colesterol é importante para o organismo, pois contribuí na produção de hormônios femininos e masculinos, da bílis e vitamina D.

Proteínas animais são essenciais para a saúde

As proteínas animais podem ser eliminadas da dieta, entretanto, para manter a saúde é preciso equilibrar o cardápio com frutas, legumes, cereais e vegetais.

Suco de frutas é bom para crianças

Mesmo que o suco seja feito com frutas naturais a quantidade de açúcar encontrada neles é prejudicial à saúde dos pequenos. O recomendando é que as crianças consumam a fruta in natura.

Gelatina é boa para a saúde

A gelatina é um produto industrializado, por isso não possui nutrientes em sua composição.

Não tem problema consumir refrigerante zero açúcar

O refrigerante é um produto industrializado e como tal contém corantes, cafeína, sódio e aditivos químicos que são ruins para a saúde.

Fruta engorda

Mais um dos mitos alimentares que causa muitas dúvidas na hora de escolher a melhor dieta. Além de não engordar as frutas são essências para o bom funcionamento do organismo.

Pães e bolachas integrais são melhores que os refinados

Os pães integrais industrializados são preparados de maneira diferente dos caseiros, pois glúten é adicionado na receita para que os pães e bolachas integrais fiquem com uma textura similar aos refinados.

O leite é uma boa fonte de cálcio

Segundo estudos da OMS (Organização Mundial de Saúde) outras fontes de cálcio como feijão, ervilha, grão-de-bico e lentilha são melhores e mais saudáveis que o leite de vaca.

Se quiser saber mais sobre mitos alimentares acesse: https://goo.gl/kR2ron

 

 

 

Inveja e ansiedade causadas pelas redes sociais tem nome: FoMO

Olhamos o celular por volta de 1.500 vezes por semana, o que equivale a 3 horas e 16 minutos diários. Dessas horas, quantas gastamos para checar as redes sociais? E checando as redes sociais, quantas vezes nos percebemos sentindo algo negativo? Sentimentos como angústia ou a famosa “invejinha branca” são bem comuns nesses casos. Essa onda de emoções negativas causadas pelas redes sociais tem nome: FoMO 

<<Que tal dar um tempo das redes sociais?>>

FoMO ou “Fear of missing out”, em português “medo de ficar por fora”, é uma expressão usada desde 2004 e traduz a sensação de estarmos perdendo algo muito melhor do que temos ao nos depararmos com fotos ou posts alheios em redes sociais.

Não é de hoje que sabemos da enorme inversão de valores das últimas décadas. megaexposição da atualidade reflete como a privacidade foi do micro ao macro. Sendo assim, ao termos acesso ao que o outro vive e realiza (sendo o outro uma pessoa pública ou nosso vizinho) estamos suscetíveis a desejar viver aquilo também. 

<<Veja na íntegra: A inveja que sentimos ao checar redes sociais é perigosa e tem nome: FoMO>>

Como tratar a FoMO

Por mais que o termo FoMO seja relativamente novo, estamos lidando com sentimentos inatos a raça humana. Isso comprova que, cada vez mais, a internet molda nossas emoções através das redes sociais.

A FoMo pode gerar ansiedade e depressão a partir do momento em que focamos totalmente na vida alheia e não nos contentamos com as coisas boas na nossa própria realidade. Distração em ambientes causadas pelo celular e registrar tudo o que se faz para postar nos “stories” também são sintomas.

Não basta viver, hoje em dia precisamos mostrar que estamos vivendo. Vale lembrar que a perfeição da vida online se restringe ao ambiente virtual. De perto, sabemos que a vida comum tem seus altos e baixos e imperfeições.

Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo.

Entenda as vantagens e desvantagens do consumo de adoçante

O adoçante é um produto muito utilizado por pessoas que desejam perder peso, apesar de ser uma substância que foi desenvolvida para pessoas que não podem ingerir açúcar. Alguns estudos mostraram que essa alternativa de edulcorantes com zero calorias pode não ser tão doce como todos acreditavam. Por isso antes de adicionar os adoçantes artificiais à sua dieta regular é preciso considerar os prós e os contras.

Adoçantes artificiais são utilizados como substitutos dos açúcares naturais como melaço e açúcar refinado por causa da ausência de calorias. Segundo um estudo a frutose um açúcar natural utilizado para adoçar bebidas em fast foods contribuiu para um aumento da obesidade. Pessoas que já sofriam de excesso de gordura tiveram um grande ganho de peso ao redor do estômago após ingerir grandes quantidades de frutose.

Os açúcares artificiais são substâncias que possuem zero açúcar, entretanto os açúcar natural tem poucas calorias, o açúcar refinado, por exemplo, tem 15 calorias por cada colher de chá.

<<Leia também: Mito ou verdade? – Adoçantes>>

Adoçante não provocam cáries

Os adoçantes não prejudicam a saúde bucal, isso porque as substâncias utilizadas nos adoçantes não favorecem o crescimento de bactérias.

Nem todos os adoçantes são indicados para diabéticos, é o caso dos adoçantes para alimentos e bebidas que são feitos de uma mistura de açúcares e edulcorantes. Por isso é importante verificar a indicação da embalagem antes de adquirir o adoçante.

Adoçante pode engordar!

Alimentos feitos com adoçantes podem sim engordar. Principalmente porque as pessoas tendem a comer mais quando acreditam que a comida é menos calórica, o que acaba criando um efeito colateral.

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Apesar das opiniões divergentes sobre o uso de adoçantes, esses produtos vão continuar sendo uma opção viável e estarão disponíveis para compra. Encontre mais informações sobre o assunto no link: https://goo.gl/uPKztF