A depressão é um dos principais motivos para o uso de terapias alternativas e complementares nos Estados Unidos e o tratamento homeopático é uma das alternativas terapêuticas procuradas por esses pacientes.

A homeopatia, junto à psiquiatria e à psicoterapia, pode ser uma grande aliada no combate à depressão.  A homeopatia enxerga o ser humano seguindo o pensamento holístico, onde as propriedades de um sistema não podem ser explicadas apenas pela soma dos seus componentes, onde o sistema total determina como se comportam as partes. Em outras palavras, não dá para enxergar o paciente em fragmentos e sim, como um todo.

Leia também: Atitudes que ajudam a prevenir a síndrome de burnout 

Quando ouvimos falar sobre depressão, imediatamente associamos a doença ao estado emocional do indivíduo, a questões hormonais e a fatores como síndrome do pânico e ansiedade. No entanto, estudos científicos identificaram que a disbiose (desequilíbrio da flora intestinal) tem profunda relação com a depressão.

Depressão e Intestino: Existe alguma relação?

A princípio pode parecer estranho, mas a depressão, na maioria dos casos, pode começar no intestino. Isso mesmo. Não é à toa que esse órgão é considerado o “segundo cérebro” por cientistas (sabia que o intestino tem mais de 500 milhões de neurônios?).

Como essa relação ocorre? Como muitos já sabem, a serotonina é um hormônio que funciona regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade e funções intelectuais. É por isso que quando este hormônio está em baixa no organismo, pode aparecer o mau humor, insônia, ansiedade e depressão.

Agora, o que pouca gente sabe é que a produção de serotonina é muito, mas muito maior no intestino do que no cérebro. Quando se olha apenas para o cérebro para tratar a depressão, o olhar está para o lugar errado ou, ao menos, insuficiente. A depressão pode começar no intestino. Se o intestino não está legal (se ele apresenta disbiose) a produção de serotonina diminui.

A homeopatia para depressão funcionará então como auxiliar no tratamento e passará também pela investigação da saúde intestinal do paciente. Ela vai além do diagnóstico psicológico, pois sabe-se que o desequilíbrio das funções intestinais também pode levar a quadros depressivos.

Portanto a homeopatia é uma ciência complexa, porém muito efetiva e com efeitos duradouros, pois trata o indivíduo como um todo e visa a cura, de forma natural, respeitosa, integral e de dentro para fora.

Saiba mais em outros textos: https://www.similia.com.br/refeicoes-noturnas-podem-causar-ansiedade-e-depressao/