O que é o efeito placebo?

Uma das maiores críticas da homeopatia diz respeito ao efeito placebo dos medicamentos. Devido às altas diluições que as substâncias, de origem natural, são submetidas os críticos acreditam que os remédios homeopáticos não possuem componentes ativos. Para tirar algumas dúvidas vamos falar um pouco sobre o que é o efeito placebo.

No decorrer do desenvolvimento da medicina já existiram tratamentos como sangramento, indução de vômito e suadouros. Assim como a ingestão de substâncias tóxicas como arsênico e mercúrio. Terapias que no mínimo não servem para este propósito. No entanto, algumas pessoas se sentiam melhor, sendo que o segredo está em nossa mente.

Acreditar no tratamento cura doenças

Os médicos sempre perceberam que procedimentos e substâncias que não serviam para nada tinham o poder de fazer a pessoa se sentir melhor. Porém, somente em 1955 o médico Henry Beecher decidiu analisar testes de medicamentos. O pesquisador descobriu que muitos indivíduos tratados com remédios falsos, como as pílulas de açúcar, tinham melhorado.

Portanto, as pessoas melhoravam, pois acreditavam que estavam sendo tratadas, este fenômeno é conhecido como efeito placebo.

Ainda que o trabalho de Beecher apresente muitas falhas chegou a uma conclusão muito importante, para determinar se uma terapia realmente funciona é preciso comparar quem foi tratado com o remédio e, quem foi tratado sem o medicamento.

Este tipo de reação também acontece quando sentimos o cheiro do café, uma vez que o corpo entra em alerta em função da expectativa que o aroma desperta.

Por isto, baseado neste princípio as empresas farmacêuticas investem mais em publicidade que em desenvolvimento de novos produtos. Pois é esperado que o medicamento alcance melhores resultados em função da expectativa criada em torno dele.

10 dicas para uma alimentação saudável

Outro fenômeno relacionado ao efeito placebo diz respeito ao tempo de duração de uma consulta médica. Quanto maior a atenção dispensada pelo médico no decorrer da consulta, mais eficiente o tratamento se torna.

A homeopatia tem como propósito melhorar a capacidade de autocura do organismo, para isso o médico precisa conhecer muito bem todo o histórico do paciente. Já que muitas doenças têm origem emocional.

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Leia mais sobre o que é o efeito placebo e como o cérebro responde em: https://bit.ly/2Kc4CSf

2019-05-28T15:42:56-03:00 11/06/2019|BEM-ESTAR, HOMEOPATIA, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário