7 hábitos diários a serviço do bem estar do corpo

Para ter uma saúde implacável é preciso tomar alguns cuidados. Hoje o Blog Similia Homeopatia e Saúde vai dar dicas de como é possível cultivar uma rotina saudável do acordar até a hora de dormir.

Existe uma máxima que diz: “Deus ajuda a quem cedo madruga”. Levando isso na prática biológica, acordar cedo de fato beneficia a saúde.

similia acordeDica nº 1 – Acorde cedo

Uma pesquisa publicada no jornal Daily Mail, e desenvolvida pela Universidade Roehampton, em Londres, Inglaterra, acompanhou os hábitos de mais de mil mulheres e homens enquanto dormiam. O resultado apontou que os índices de ansiedade e depressão diminuíram. Outro fator relevante foi a contribuição que o madrugar causa para a rotina de tomar café da manhã, o que auxilia, ainda, à boa forma.

Há quem diga que beber água em jejum emagrece. Verdade ou mito? É mito, mas que faz muito bem esse hábito não podemos negar. Recentemente desvendamos alguns mistérios sobre esse bem tão preciso.

similia aguaDica nº 2 – Beber água em jejum

Enquanto dormimos é realizado um processo natural de reparação de células, com a eliminação de toxinas em nosso organismo. O ato de beber pelo menos dois copos com água ajuda nesse processo, além de favorecer a absolvição dos nutrientes dos alimentos que virão no café da manhã.

E como já dizia a turma do Balão Mágico: “Comer comer, comer comer, é o melhor para poder crescer”! A canção lúdica é para as crianças, mas para nós, adultos, serve para lembrar que só uma boa alimentação é capaz de fortalecer nosso corpo, desde o sistema imunológico responsável por combater possíveis malefícios no organismo, por exemplo, quanto ao enriquecimento nutricional dos músculos e demais órgãos.

similia cafe da manhãDica nº 3 – Café da manhã reforçado

Estudos comprovam que uma boa alimentação durante as primeiras horas do dia é capaz de prevenir doenças como obesidade, pois quanto maior o período que ficamos sem comer, acumulamos a fome para a próxima refeição, o que aumenta o consumo na alimentação seguinte. A ingestão de frutas, de alimentos ricos em fibras – como pão integral, cereais, derivados do leite – e sucos são ideais para manter o corpo forte e saudável.

Manter o corpo em movimento faz bem também para a alma. “Corpo são, mente sã”.

similia exercícios fisicosDica nº 4 – Pratique exercícios físicos

Não importa a forma e, sim, os benefícios que são alcançados com a prática de exercícios físicos. Dentre os quais podemos citar o controle do peso, além da diminuição dos riscos de doenças cardíacas e pressão alta; aumenta o nível de colesterol bom; contribui no tratamento de males como a depressão, estresse e insônia, etc.

Mantenha uma rotina e acompanhe os resultados. Aeróbica, aulas de dança ou mesmo uma caminhada são boas opções para estar em dia com os músculos.

Não foi à toa que em uma de suas obras cientista político americano Benjamin Franklin refletiu sobre o seguinte pensamento: “o trabalho dignifica o homem”. Trazendo para a atualidade, manter-se ocupado com alguma tarefa, seja ela profissional ou ainda na fase de estudos, trará uma recompensa não só no âmbito afetivo quanto no intelectual.

similia trabalheDica nº 5 – Trabalhe e/ou Estude

O conhecimento é um tesouro que ninguém é capaz de nos tirar. Portanto, investir em estudo para aprimoramento de alguma técnica, ou mesmo galgar uma carreira profissional levará o indivíduo à realização plena e, por que não dizer, ao sucesso. A felicidade e a satisfação virão em seguida. Inclusive, de acordo com uma pesquisa divulgada pela revista Neurology, pessoas com maiores níveis de escolaridade obtêm melhor desempenho no tratamento de lesões cerebrais, além de, em sua maioria, terem sintomas menos agressivos quando são acometidos por patologias neuro-degenerativas, a exemplo do mal de Alzheimer.

E a alimentação não pode parar. Sabe aqueles lanchinhos antes do almoço e do jantar? São essenciais! Só não vale substituir as refeições.

similia alimentaçãoDica nº 6 – Lanche, almoce e jante

Especialistas comprovaram que o ato ficar muito tempo sem se alimentar deixa o metabolismo mais lento, além de alterar as reações hormonais. Depois de horas sem comer, o corpo fica sedento de glicogênio — principal reserva energética encontrada nas células. A partir disso, sintomas como tontura, dor de cabeça, mal humor são facilmente identificados. Profissionais da nutrição recomendam, inclusive, uma dieta balanceada de alimentação a cada 3 horas. Frutas são excelentes opções de lanches rápidos. Pensando no almoço, a Universidade Harvard simplificou a refeição da seguinte forma:

  • 30% do prato deve ser destinado para alimentos ricos em carboidrato. Ex: arroz ou massas.
  • 30% de vegetais. O segredo é variar para não enjoar. Ex: rúcula, cenoura, beterraba, etc.
  • 20% é reservado às proteínas. Ex. feijão, frango, peixe.
  • 20% para qualquer tipo de fruta. A sobremesa nunca esteve tão balanceada.

A última refeição do dia normalmente é o jantar, que sendo assim deve ser a mais leve do dia. Isso porque o metabolismo não funciona na mesma velocidade se comparado às primeiras horas da manhã. Sendo assim, a ingestão de alimentos leves favorece ao bom funcionamento do sistema digestivo, evitando o acúmulo de gordura. Sugestão: queijo branco, tapioca, fontes de carboidrato, fibras, chás, suco de maracujá ou cereja.

Para fechar o dia com excelência só falta aquele soninho para renovar as baterias e renovar o ciclo de saúde.

similia durma bemDica nº 7 – Durma bem

Pesquisas apontam que pelo menos três em cada dez pessoas desenvolvem problemas com o sono. Mantenha uma rotina saudável, evite ingestão de cafeína e energéticos a noite, crie um ambiente aconchegante e propício ao relaxamento. Em caso de problemas com insônia, não hesite em procurar um profissional para orientar as melhores alternativas para a questão. Para adultos saudáveis são recomendadas entre 7 a 9 horas de pleno sono.

Reflita sobre essa rotina e veja em quais delas você pode melhorar para manter no dia a dia uma rotina mais produtiva e saudável.

One Response to 7 hábitos diários a serviço do bem estar do corpo

  1. Maria Elisa disse:

    Foi mt bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *