É importante que as mães saibam que a introdução alimentar significa o início do desmame. Seja de leite materno, ou leite fórmula. Pois, no momento que os bebês começam a reconhecer e conhecer outros alimentos que não seja leite, já começou a mudar toda a alimentação. Assim, tanto a mãe, quanto esse bebê precisam ser preparados para isso, explica a Dra. Ana Lucia Dias Paulo.

A nova rotina alimentar tem que ser apresentada para o bebê com atenção, logo o bebê precisa ter horário. O ideal é que essa nova alimentação seja oferecida para o bebê por volta de 11:30h, no máximo 12h.

Porque, ele já mamou o leitinho quando acordou, por volta das 8:30h, ou 9h, também já comeu aquela frutinha cozinha, e entre 11:30h ou 12h vai comer o almocinho.

<<Leia também: A importância do leite materno nos primeiros meses do bebê>>

Ocorre que esse almoço precisa ter um horário e local, que podem ser aqueles cadeirões de antigamente próprios para criança, com cinto de segurança. Ou aquelas cadeirinhas atuais, que são fixadas na mesa dos adultos.

O importante é que o nenê já comece a interiorizar essa nova rotina, no qual sabe que quando colocar ele sentadinho naquela cadeira, irá comer uma comida diferente do que estava acostumado.

Evitar distração durante a introdução alimentar

Na medida do possível, evitamos todo tipo de distração, como assistir televisão, ou interagir com o celular. Visto que agora tanto o adulto que está conduzindo esse momento, como o bebê precisam se concentrar a nova situação que estão se ajustando.

Logo, devem ser evitados os demais estímulos externos. No entanto, vale fazer os aviõezinhos, brincar, ou dar a colherinha para ele segurar no decorrer da introdução alimentar.

Tudo isso porque tudo é novidade, tudo estimula o bebê a fazer uma coisa nova, explica a Dra. Ana Lucia Dias Paulo.

Para assistir o vídeo completo com a Dra. Ana Lucia explicando sobre a introdução alimentar acesse: https://bit.ly/3V3UgWc