Dieta vegana compromete a inteligência?

Com o crescimento no interesse por um estilo de vida mais saudável muitas pessoas estão aderindo a uma dieta vegana para conquistar mais saúde e eliminar alguns quilos. Ocorre que, esse tipo de dieta pode debilitar o organismo caso não sejam consumidos os nutrientes necessários para repor as energias.

Dá-se que 20% de todas as calorias ingeridas durante o dia é utilizada pelo cérebro. Pois, ainda que o órgão corresponda a 2% do corpo pensar demanda muita energia. Por isso, nossos ancestrais comiam tanta carne, em virtude da quantidade de gorduras, aminoácidos e minerais que o alimento oferece.

Hoje com a consciência de que uma alimentação balanceada garante mais bem-estar muitos indivíduos estão buscando na dieta vegana uma opção de alimentação mais saudável.

Mas, o que é uma dieta vegana?

O veganismo se trata de uma dieta que excluí todo tipo de carne e derivados de animais das refeições. Só nos EUA entre 2014 e 2017 o número de pessoas que aderiram ao veganismo teve um crescimento de 600%.

Quanto ao fato da dieta vegana interferir na inteligência, até este momento não existem estudos que comprovem essa alegação. Além disso, carnosina, creatina, taurina, EPA e DHA ômega-3 (o terceiro tipo, ALA pode ser encontrado em plantas), ferro heme e vitaminas B12 e D3 podem ser sintetizadas em laboratório ou obtidas de outras fontes (algas, bactérias ou líquenes).

Leia também: Pressão familiar e ansiedade gerada pelo processo de estudo

Até então não foi possível medir o impacto da alimentação dos veganos a longo prazo, uma vez que o baixo nível de determinados nutrientes é considerado normal. O grande problema desse tipo de dieta é que muitas pessoas que aderem ao veganismo não têm conhecimento suficiente dos nutrientes que são derivados dos animais.

Também há casos de crianças com déficit no desenvolvimento cognitivo em virtude dos pais optarem por uma dieta vegana sem conhecimento prévio.

O que se sabe é que a dieta vegana pode levar a deficiência de ferro e vitamina B12 afetando a inteligência. No entanto, mais estudos são necessários para analisar a influência do veganismo no desenvolvimento do intelecto.

O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Saiba mais sobre o assunto em: https://bityli.com/1fGQZ

2021-02-07T18:24:32-03:00 08/02/2021|BEM-ESTAR, DIETA E ALIMENTAÇÃO, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário