Depressão e ansiedade aumentam com quarentena

Desde que o surto de COVID-19 foi declarado uma pandemia global pela OMS (Organização Mundial de Saúde), diversos países estabeleceram o isolamento social como medida emergencial para reduzir a evolução do novo coronavírus. Entretanto, esse período de quarentena, mesmo que voluntário, é tão desafiador que pode causar episódios de depressão e ansiedade em muitos indivíduos.

Isolamento, excesso de informação, viagens canceladas e pânico em função da escassez de recursos podem provocar sentimentos de depressão e ansiedade, além de outros problemas mentais que interferem na saúde como um todo.

Segundo estudo realizado pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), que contou com a participação de 1460 voluntários, em apenas um mês de isolamento social os casos de ansiedade e depressão aumentaram consideravelmente ficando entre 7 a 8%. Enquanto os números do primeiro estudo realizado ficaram entre 4 a 5%.

Brasileiros estão entre os mais impactados pela pandemia de COVID-19

Logo o aumento dos casos de depressão e ansiedade é alarmante, uma vez que dobrou desde a primeira pesquisa. Sendo que os trabalhadores dos serviços essenciais, portadores de doenças preexistentes e comorbidades e pessoas que convivem com idosos durante a quarentena são os mais vulneráveis.

Sabe onde nasce a ansiedade no cérebro?

Cuidar da saúde mental e emocional é muito importante nesse momento, para que o problema não se agrave no futuro. Aliás, não é preciso esperar o fim do isolamento social para tomar alguma atitude, afinal as pessoas estão sofrendo agora, e os casos só aumentam com a extensão da quarentena.

Conforme outro estudo realizado na Austrália, pela Universidade de Adelaide, 52% dos adultos apresentaram estresse leve ou moderado, enquanto nos casos de estresse severo essa porcentagem chegou a 18% do total. Participaram desse estudo 638 voluntários, de diversos países, incluído o Brasil, China e Irã. Visto que os níveis de estresse causados pela pandemia de COVID-19 apresentados pelos brasileiros são superiores aos experimentados pelos chineses e iranianos, conforme os pesquisadores.

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Para mais informações de como a quarentena está afetando a saúde mental, e causando depressão e ansiedade acesse: http://twixar.me/d3nm

2020-05-29T17:35:09-03:00 01/06/2020|BEM-ESTAR, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário