A OMS (Organização Mundial de Saúde) indica a adoção do prato colorido, uma vez que para manter uma alimentação saudável é necessário consumir frutas, legumes e hortaliças variadas regularmente. Principalmente os alimentos in natura, já que os processados devem ser evitados, em função da alta taxa de substâncias prejudiciais à saúde como sal, gordura saturada, açúcar e conservantes.

Os nutrientes encontrados nos alimentos são importantes, pois, proporcionam energia e melhoram o sistema imunológico, que é protege o organismo de doenças. Por isso ao preparar as refeições escolha verduras e legumes que contenham muitos nutrientes.

Escolher os alimentos da época é interessante, já que ajuda a reduzir as despesas com alimentação. Além disso, as proteínas, presentes nas carnes, não devem ser negligenciadas, especialmente pelos vegetarianos. Assim grão-de-bico, lentilha, ervilha e feijão são alimentos que podem substituir a proteína da carne.

Prato colorido é mais calórico?

Geralmente o prato colorido tem menos calorias por causa da variedade de legumes e verduras que apresenta. Por exemplo, a couve e o agrião são alimentos com valor calórico baixo e grande quantidade de nutrientes. Logo, a quantidade de nutrientes presentes em uma refeição deve ser prioridade, não a ausência de calorias. Visto que, a prática de atividades físicas precisa fazer parte da rotina de quem deseja ter um estilo de vida mais saudável e perder peso.

Leia Também: Alimentos Funcionais

A nutrição é fundamental, especialmente quando combinada com exercícios físicos e manutenção do peso ideal. Aliás, ter uma alimentação balanceada ajuda o corpo a se manter mais forte e saudável. Bem como o sistema imunológico, o humor e a energia corporal são impactados pelo que consumimos.

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Saiba mais sobre os benefícios de um prato colorido em: http://twixar.me/1Pvm