O que fazer para felicidade do seu filho?

Estimular a felicidade dos filhos é uma das funções mais difíceis dos pais e responsáveis pelas crianças. Nem sempre é possível acessar o íntimo da criança. Mas dar exemplos é sempre o melhor caminho para todo aprendizado. O Blog Homeopatia e Saúde, vinculado à Clínica Similia e aos doutores Ariovaldo Ribeiro Filho e Ana Lucia Dias Paulo, selecionou um texto, da revista Crescer, que dá 12 dicas de como estimular a felicidade nas crianças.

Tenhas essas dicas sempre à mão:

11 dicas para felicidade
  1. Gratidão: Ensine sempre as crianças a agradecer. Serem gratas pelo que têm, pelo que recebem, pelas pessoas em sua vida. Também a mostrar reconhecimento e gratidão.
  2. Otimismo: Ser otimista e olhar sempre as situações por um lado bom. Uma dica para fazer junto com as crianças é escrever um diário, sempre contando as coisas boas que aconteceram no dia.
  3. Evite comparações: Muitas vezes a criança vai se comparar ao colega. Cabe aos adultos distraí-la com outras atividades ou mostrar que cada um tem suas qualidades. Comparações gera baixa autoestima e frustrações.
  4. Seja gentil: demonstrar gentileza vai tornar a criança mais gentil. Dependendo da idade, as crianças têm birras e no começo é possível que tenham que “forçar” a criança a ser agradável. Depois isso acontecerá naturalmente.
  5. Cultive amizades e relacionamentos: Ajude as crianças a fazer amigos e cultivá-los.
  6. Ajude-o a descobrir o que gosta: concentrar-se em algo que lhe dá prazer a ponto de esquecer do mundo é um ponto para a felicidade.

    <<Leia também: O segredo da Felicidade>>

  7. Reviva os bons momentos: ele gostou da excursão da escola ou do passeio ao circo? Peça para ele fazer um desenho, ou mostre as fotos e peça para ele contar que estava fazendo ali.
  8. Objetivos e metas: Converse sempre com a crianças para saber o que elas querem e ajude-as a definir metas para esse objetivo, mesmo que seja um brinquedo novo ou uma nova maior na prova.
  9. Desenvolva estratégias para crises: principalmente para crianças que já sofreram com algum estresse ou trauma, ajudar a concentrar e vencer essa situação é não ficar deprimida com isso.
  10. Perdão: aprender a perdoar desde cedo é uma forma de ser feliz a vida toda. O colega o mordeu? Resista ao ímpeto de manda-lo morder de volta. Ensine-o que ele deve dizer que não gostou, mas está perdoado.
  11. Mostre a importância de cuidar da saúde: Mesmo que ela não goste de educação física, praticar um esporte, se alimentar bem, brincar e correr é uma das melhores formas de ser feliz.
2018-06-01T10:27:58+00:00 05/06/2018|CRIANÇAS|0 Comentários

Deixar Um Comentário