SER MULHER

ser mulher

O mês de março é marcado internacionalmente pelo dia internacional da mulher. Embora a pauta feminina mais importante seja a luta contra o machismo, a saúde e o bem estar nunca devem ser deixados de lado

dia-da-mulher (1)

 

Marcado pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8, o mês de março deve ser lembrado pela luta das mulheres por espaço e igualdade numa sociedade tipicamente machista.

A data remete a uma greve ocorrida em 1857 numa fábrica  de tecidos, em Nova Iorque, quando operárias foram covardemente assassinadas por terem iniciado uma paralisação. Elas reivindicavam, entre outras coisas, redução da jornada de trabalho de 16 para 10 horas diárias e melhores condições de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência: as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas num ato totalmente desumano.

A data foi estabelecida anos depois, em 1910, numa conferência na Dinamarca e é, até hoje, marcada por luto, lutas e discussões acerca do papel da mulher em nossa sociedade.

Sempre pensando em Saúde e Bem Estar de nossos leitores, em novembro de 2014 o Blog Homeopatia e Saúde criou a série Ser Mulher, que aborda questões de saúde, bem estar e homeopatia, voltadas totalmente para o público feminino.

Para celebrar o mês internacional da mulher, preparamos uma retrospectiva dos assuntos postados na série. Confira:

dia-internacional-da-mulher

Em nosso primeiro post, abordamos a questão do Pré-natal feito com um homeopata. Numa entrevista super descontraída com a blogueira, advogada e mãe, Edilene Gualberto, conhecemos as principais diferenças entre o pré-natal alopático e o homeopático, comentado por alguém que viveu as duas experiências em suas duas gestações. Edilene, que tinha em seu histórico uma primeira gestação onde o pré-natal foi com médico alopata e parto cesáreo, conta que sentiu uma enorme diferença no pré-natal “tanto pelo fato da homeopatia, quanto pela questão da humanização e da consulta particular (que foge daqueles 10 minutos rápidos e vira um bate papo de aproximadamente uma hora)”. Atribui o sucesso de seus dois partos naturais após uma cesárea a essa busca por um pré-natal homeopático e humanizado: “Para quem prefere o parto natural e humanizado, tudo que for natural é melhor, então, como benefício do pré-natal homeopático eu identifico a naturalidade e a tranquilidade de saber que está tomando algo que não afetará em nada seu filho”.

No segundo post, foi a vez de falar sobre Depressão pós-parto, doença séria e silenciosa que se caracteriza pela agravação do Baby Blues (quadro de tristeza comum entre 50 a 80% de puérperas, mas que se persistente, deve ser tratado com carinho e muita atenção). O texto aponta as principais diferenças  entre Baby Blues e Depressão pós-parto e atenta para o fato de que, enquanto o primeiro pode ser chamado de “fisiológico” – sumindo do mesmo jeito que apareceu –, o segundo pode ser devastador e transformar-se numa doença crônica.

Mais uma vez, a homeopatia se mostra como medicina eficiente, tanto na prevenção como no tratamento da Depressão pós-parto, principalmente por ser uma opção natural e sem contra-indicações.

dia-da-mulher

Em Janeiro, foi a vez de falarmos sobre a Primeira Menstruação, ou menarca, com informações que vão desde a preparação para este marco na vida da mulher, até dicas de saúde, higiene e orientações valiosas para os pais. Entre outras coisas, falamos a questão da abordagem, da fertilidade e de como preparar a jovem para esse rito de passagem.

Em Fevereiro, as DST’s femininas foram a pauta da série Ser Mulher, focando principalmente na prevenção como maior aliada. O post vem recheado de dicas e informações sobre as principais doenças que podem contaminar as mulheres durante o ato sexual e reforça a campanha do uso de preservativo em todas as relações íntimas.

E não para por aí! Ao longo de todo esse ano de 2015, continuaremos com posts carinhosamente selecionados, sempre visando sua saúde, bem estar e qualidade de vida. Toda primeira segunda feira do mês, temos um post novo da Série Ser Mulher.  Acompanhe-nos.

Celebre com saúde, este mês é seu mulher!

dia da mulher inter blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *