Dica Alimentação: Carboidrato à noite engorda?

Vivemos em uma época cheia de regras e neuras, principalmente em relação à alimentação. Muitas vezes, essas regras são contraditórias e ficamos perdidos, sem saber a quem ouvir. Uma das dúvidas mais comuns sobre alimentação está relacionada à ingestão de carboidratos. O Blog Similia Homeopatia e Saúde apresenta um texto de reflexão sobre sua alimentação e sobre a ingestão de carboidrato.

Diante de tantas manchetes (muitas vezes contraditórias) sobre o que podemos e o que não podemos comer, ficamos muitas vezes perdidos. Para a nutricionista Desire Coelho vivemos em uma era de terrorismo nutricional. “Hoje, comer macarrão, batata ou pão é praticamente pecado… Comer isso após as 18 horas, então, é um crime!” diz. Ela explica que essas regrinhas de alimentação só geram insegurança, frustração e muitas vezes, quilos extras.

carboidratos-2A retirada de nutriente no período da noite pode funcionar desde que a pessoa não compense caloricamente em outros períodos da alimentação. Por exemplo: se você tinha o hábito de jantar arroz, salada e carne, e deixa de incluir o arroz no seu jantar está ingerindo menos calorias; portanto, a chance de emagrecer aumenta.

A Nutricionista Funcional e Esportiva Giórgia Suhelen Pfeifer alerta que uma dieta não deve ser composta de apenas uma atitude: “Dieta significa manter uma alimentação equilibrada em calorias, nutrientes e nos horários corretos. Não existe fórmula mágica, a única receita que funciona é colocar seu corpo em movimento. Junte a isso uma boa alimentação e vá adicionando, generosamente, doses de paciência, determinação e foco em seus objetivos”, afirma a especialista.

Antes de decidir parar de comer carboidrato a noite é necessário analisar se você costuma “treinar”, ou praticar atividade física no período noturno (antes do jantar). “O consumo de carboidratos após a prática de exercício físico é importante. Por isso, não precisa ficar se privando, seja durante o dia ou à noite. Até mesmo porque restrição gera compulsão e, quanto mais você tenta evitar algo, mais obcecado por aquilo tende a ficar”, pondera Desire. Para ela, “a melhor solução [para a perda de peso] é consumir os alimentos de modo equilibrado, mantendo uma alimentação simples e o mais natural possível na maior parte do tempo. Isso sim irá lhe trazer ótimos resultados”.

importancia-dos-carboidratosA nutricionista Marcela Frias explica que existem dois tipos de carboidrato: os simples, encontrado nas farinhas brancas e no açúcar refinado. Quando ingeridos, entram no organismo e rapidamente são quebrados em moléculas de glicose. “Se você não gasta essa energia, não se exercita, esse acúmulo levará a um aumento dos estoques de gordura, ou seja, aqueles pneuzinhos que tanto incomodam. Isso, independentemente do horário”, conta a nutricionista. No caso de se alimentar deste tipo de carboidrato à noite, o que ocorre é que ele, provavelmente, não irá desempenhar muitas funções naquele horário. O que significa que o corpo irá estocar aquela energia.

Já o outro tipo de carboidrato, o complexo, não passa por processo de refino e, portanto, tem as fibras  preservadas. “Dessa forma, ao ser consumido, seu processo digestivo é mais lento e a liberação de insulina não é tão requisitada, não tendo, também, a necessidade de estoque no organismo”, complementa Marcela. lista carboidratosO carboidrato complexo pode ser encontrado em uma série de vegetais como espinafre, nabo, alface, em algumas frutas como maçãs, pêras, ameixas, e em cereais como trigo, cevada, arroz integral, etc. [Abaixo colocamos a lista na íntegra para você.]

Por outro lado, ressalta a nutricionista Camilla Coelho, do Rio de Janeiro, ingerindo quantidades de carboidratos pela manhã, você terá mais chances de utilizar a glicose do café da manhã, por completo ou parcialmente, logo após a alimentação. Assim, é justificado o receio que muitas pessoas têm em consumir esse nutriente à noite.

O segredo é balancear, saber consumir a quantidade certa, a fim de evitar excessos, além de fazer as opções mais saudáveis como, por exemplo, arroz ou massas integrais, quinoa, aveia, batata doce ou baroa, entre outras.

Lista de Carboidratos Complexos

tabela

 

2 Responses to Dica Alimentação: Carboidrato à noite engorda?

  1. Rodrigo Octavio disse:

    Olá, se há comentado que existem dois tipo de carboidratos, os simples e os complexo, porém não foi claro ao qual é a melhor ingestão. Os simples por haver uma quebra rápida das moléculas, ou as complexas por ter um processo de digestão mais lento e quase não havendo liberação da insulina.
    Estou em busca de seguir uma alimentação no método low-carb, por isso gostaria de uma orientação de qual melhor carboidrato ingerir, que menos prejudicará esse método low-carb.

    • Similia Homeopatia disse:

      Ola Octavio
      Obrigada por seu contato.
      Recomendamos que procure um nutricionista que vai aconselhar o melhor para você, diante das suas atividades, e alimentação.
      Nossa intenção foi mesmo de mostrar que há diferentes tipos.
      Obrigada
      Equipe Similia

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