Alimentos que Curam

Alguns alimentos possuem poderes milagrosos no organismo. Ajudam a controlar uma inflamação, diminuem a dor, são diuréticos, controlar a insulina e até mesmo mudam o humor. No texto de hoje do Blog Homeopatia e Saúde vamos conhecer o poder dos alimentos para cura. Leia e informe-se sobre esses alimentos, mas não deixe de procurar um médico de sua confiança para saber se o consumo se aplica à sua necessidade.

Comprovado pela ciência, o que comemos interfere, e muito, como nossa saúde, seja para ruim, como gorduras, frituras, açúcares e produtos industrializados, ou para bom, como é o caso dos alimentos que vamos falar a seguir. Cada um tem um poder no nosso organismo. E uma alimentação balanceada pode ser o sucesso da sua saúde. Fique de olho nas dicas.

 

Açafrão

hqdefaultEste membro extraordinário da família do gengibre tem sido apelidado de “rei de todas as especiarias” por uma boa razão: traz benefícios para a saúde a curto e longo prazo. Oferece suporte para a saúde dos ossos, pele, articulações, sistema digestivo, imunológico, circulatório e neurológico. A cúrcuma é praticamente inigualável em relação a prover alívio imediato e perpétuo para uma variedade de doenças. Já foi verificado inclusive que ajuda a prevenir e tratar o câncer.

Além disso, uma extensa pesquisa nos últimos cinco décadas indicou que a curcumina (o ingrediente ativo do açafrão) reduz os níveis de colesterol no sangue, previne a oxidação de lipoproteína de baixa densidade, inibe a agregação plaquetária, suprime trombose e infarto do miocárdio, suprime os sintomas associados à diabetes tipo II, artrite reumatóide, esclerose múltipla e doença de Alzheimer; inibe a replicação do HIV, suprime a formação de tumores, melhora a cicatrização de feridas, protege contra a lesão do fígado, aumenta a secreção biliar, protege contra a formação de cataratas, e protege contra a toxicidade pulmonar e fibrose.

 

Quinoa

quinoa_16235_34547Esse grão apresenta grande quantidade de fibras, e por isso ajuda a reduzir a chamada resistência à insulina, que ocorre quando esse hormônio não consegue cumprir bem o seu papel de colocar a glicose dentro das células, precisando que sua produção pelo pâncreas seja aumentada. Se esse processo continuar ocorrendo no corpo a longo prazo, pode evoluir para o diabetes do tipo 2. A boa quantidade de fibras também ajuda no funcionamento do intestino e do sistema imunológico. A quinoa tem alta concentração de triptofano, precursor do neurotransmissor serotonina, que traz bem-estar.

Mas atenção, a quinoa também é rica em carboidratos. Se consumida em excesso pode gerar sobrepeso e gordura localizada.

Beterraba

download (1)Um estudo realizado na Universidade Wake Forest (EUA) em 2011 verificou que idosos que consumiam suco de beterraba tinham menores riscos de doenças cerebrais. Isso porque o nitrato, nutriente abundante nesse vegetal, melhora a circulação sanguínea, incluída a do cérebro, levando mais nutrientes ao lobo frontal, parte ligada à memória e habilidades cognitivas. O suco pode ajudar a prevenir ou ao menos adiar a degeneração dessas funções comuns com o avançar da idade. Não há evidência de cura, mas o alimento colabora para a melhor saúde mental. É um bom alimento também para evitar a pressão alta, além de auxiliar no rendimento de esportistas.

Cranberry

cranberry_400mg_preco_imperdivel_1Essa fruta, comum na América do Norte é eficaz nos quadros de infecção urinária. Isso porque se acredita que o nutriente proantocianidina, contido no alimento, impede que a bactéria que mais causa esse tipo de problema seja capaz de aderir ao tecido do trato urinário. O suco também tem esse efeito. Pesquisas feitas na University of Stirling e National Taiwan University Hospital, em 2012, mostram que o seu consumo afasta diversos tipos de infecções, evitando assim a ingestão de altas doses de antibióticos.

Espinafre

409Quem acha que só a cenoura faz bem para a vista está enganado. Vegetais de folhas verdes escuras são ricos em luteína e zeaxantina, compostos que fazem bem à saúde dos olhos. Elas formam um pigmento amarelo-alaranjado no globo ocular, protegendo-o da luz azul, maléfica para essa estrutura do nosso corpo. Uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Saúde (EUA) indica que há uma redução de 43% da doença macular degenerativa relacionado à idade em pessoas que ingerem esses dois carotenoides de 4 a 5 vezes por semana. É um alimento também rico em nitritos, e por isso auxilia na redução da pressão arterial, como será explicado abaixo, em Cacau. Além de rico em vitamina A, outro carotenoide.
Mas atenção, o espinafre contém oxalatos, e se for consumido em excesso pode inibir a absorção de cálcio assim como interferir negativamente na saúde renal.

Cebola

download (2)A cebola contém quercetina, cujas propriedades diminuem o nível de histaminas no corpo, compostos que causam inflamações dos brônquios e dificultam a respiração. Um estudo da Universidade de Nutrição de Norwich (Reino Unido), publicado em 2012, mostra todos os mecanismos desse nutriente, que incluem a inibição de substâncias inflamatórias. A quercetina é um dos vários flavonoides contidos nesse bulbo, itens que auxiliam o sistema imunológico, assim como a vitamina C. Para finalizar, ela também depura o sangue e o fígado de substâncias prejudiciais, fazendo uma limpeza completa. Não é recomendada a quem tem acidez estomacal.

Cacau

Chocolate_Prawer_CacauO principal ingrediente do chocolate é um aliado da pressão arterial, pois seus flavonoides produzem ácido nítrico, que relaxa as paredes das veias. Isso colabora para a prevenção de doenças cardíacas e também vasculares como o AVC. Ele protege o intestino de problemas causados pela oxidação (câncer de cólon) causada por substâncias químicas. As fibras também seguram a absorção da glicose e do colesterol e ajudam na digestão, contribuindo indiretamente para o sistema imunológico, já que 60% de nossos anticorpos são produzidos nesse órgão do corpo. Mas use com parcimônia, pois muito cacau pode eliminar o cálcio do organismo e engordar, já que tem uma quantidade alta de lipídios. A indicação é a de que podem ser consumidas cerca de 3 gramas diárias, de preferência os com mais cacau, e menos açúcar.

 

Amêndoas.

download (3)Com um excelente valor nutricional, as amêndoas são uma potência de nutrição podendo fornecer alívio imediato e duradouro da dor e de outras condições. Sendo uma rica fonte de potássio, magnésio, cálcio, fósforo, vitamina E e ferro, as amêndoas ajudam a regular os níveis de colesterol, pressão arterial e promover uma perda de peso saudável. Comer um punhado de amêndoas cruas todos os dias pode não só ajudar a evitar problemas de saúde a longo prazo, como doença cardíaca, mas também proporcionar alívio imediato para desconforto digestivo, inflamação e até mesmo dores de cabeça.

 

Camu Camu

download (4)Encontrado em algumas regiões do Brasil, o camu camu é um alimento fenomenal, e talvez seja um dos frutos mais ricos em nutrientes que existe. Com cerca de 50 vezes mais vitamina C do que a laranja, o camu camu fornece proteção sólida para o sistema nervoso central, que é responsável por regular a função do cérebro, olhos, pulmões, músculos e coração. Comer regularmente o camu camu pode também ajudar a evitar o desenvolvimento de demência e proteger o organismo contra infecções bacterianas e virais.

 

Água

imagesComo já falamos anteriormente, no texto “Água é vida“, a água é essencial para a saúde. Porque o seu corpo está sendo constantemente bombardeado com produtos químicos tóxicos, tanto de fontes ambientais como de alimentos, água pura e limpa é essencial para a manutenção de um ecossistema saudável interno. Muitos problemas comuns de saúde são agravados e até mesmo causados por desidratação, e, potencialmente, milhões de pessoas desnecessariamente tomam medicamentos devido à problemas resultantes da falta de água pura, livre de flúor. Portanto, beba mais água, e ajude você mesmo ter uma vida mais saudável e livre de doenças.

 

Vegetais Crucíferos

03cf3-brassicasBrócolis, couve-flor, rabanete, couve de bruxelas, couve e vários outros alimentos da família dos vegetais crucíferos, são alimentos ricos em enxofre, que ajuda a combater a inflamação sistêmica, que é a principal causa de doenças crônicas atualmente. O consumo regular de vegetais crucíferos, que também contém altos níveis de um nutriente anticancerígeno conhecido como sulforafano, pode ajudar a desintoxicar o seu trato gastrointestinal e promover o crescimento e reparação dos tecidos corporais.

 

Alho

download (5)Os benefícios à saúde trazidos pelo alho são numerosos, razão pela qual esta erva tão comum é considerada uma das mais benéficas para a promoção da saúde e do bem-estar. Rico em um composto medicinal conhecido como alicina, o alho tem o potencial de revolucionar a sua saúde, já que pode ajudar a prevenir gripes e resfriados, atua como anti-inflamatório, pode reduzir o risco de câncer, entre muitos outros benefícios. Alho fresco é especialmente benéfico o para bem-estar, uma vez que contém os mais altos níveis de alicina terapêutic

 

Mel

pote-de-mel-com-flores-dieta-cruaO mel é um doce milagre da natureza. Você sabia que em apenas uma busca por néctar, as abelhas podem visitar até 100 flores num raio de 15 km? Além de ser delicioso, é possível que o mel seja o remédio caseiro mais antigo do mundo: existem registros escritos sobre o mel com mais de 7 mil anos, e dos 900 remédios conhecidos do Egito antigo, nada menos que 500 continham mel em sua formulação.

Entre os principais usos medicinais do mel estão preparações destinadas ao alívio dos sintomas de gripes e resfriados, tosse e dor de garganta, que exploram sua textura viscosa e suas propriedades antibióticas naturais. Além disso, o mel também é utilizado para o tratamento de pequenos cortes, arranhões e feridas. Isso porque o alto teor de açúcares que ele contém retira a umidade das feridas, deixando as bactérias sem a umidade necessária para a sua sobrevivência e ainda bloqueia a entrada de contaminantes externos, ajudando as feridas a cicatrizar mais rápido.

 

One Response to Alimentos que Curam

  1. Vera Lúcia Leme Rhein Felippe disse:

    Gostei muito !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *