Sinusite – Sintomas e prevenção

Se você já enfrentou um resfriado que simplesmente não passava, é provável que se tratasse de uma sinusite. Inflamação dos seios paranasais, cavidades dentro dos ossos que ficam em volta do nariz. Uma membrana fina que produz muco reveste os seios, sendo que o muco é expelido, normalmente, pelas células ciliadas através de pequenas aberturas na cavidade nasal.

A rinossinusite, como também é conhecida, acontece quando esse sistema de drenagem é bloqueado, geralmente por alguma obstrução provocada por inflamação, que pode ter origem alérgica ou infecciosa. Com isso a cabeça começa a doer, uma pressão ou dor se instala na face e o muco fica espesso entupindo o nariz. Os sintomas podem desaparecer por conta própria, mas geralmente persistem ou voltam várias vezes. 

Sinusite é causada por obstrução nas cavidades nasais

No nariz existem milhões de bactérias, na sua grande maioria inofensiva. Mesmo quando outras bactérias conseguem se instalar nas cavidades não causa grandes problemas, desde que continuem sendo drenadas através do muco. No entanto, quando a drenagem é bloqueada, as glândulas continuam produzindo muco, sendo que este acúmulo resultante proporciona o ambiente perfeito para as bactérias se multiplicarem, provocando a infecção. Como resposta o sistema imunológico começa a inflamação, causando dor facial, dor de cabeça, inchaço, acúmulo de muco e congestão. 

Não quer engordar no fim de semana: faça essas refeições

Aliás, a coloração amarelada ou esverdeada do muco é uma consequência da tentativa dos glóbulos brancos de combater as bactérias, o que também engrossa o líquido no processo. 

A sinusite pode ter diversas causas ambientais, genéticas e anatômicas, mas o inchaço das cavidades provocado pela alergia ou resfriado é a principal causa. Problemas estruturais como desvio de septo, ou pólipos nasais podem resultar num tipo mais severo de rinossinusite. 

A irrigação nasal é a forma mais simples, barata e eficaz de tratar e prevenir o problema. Utilizando uma solução caseira, é possível reduzir os sintomas, a dependência de spray nasal e antibióticos. Bem como melhora a qualidade de vida. 

O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Leia mais sobre como prevenir sinusite em: http://twixar.me/xwQT

2020-03-27T20:17:39-03:00 06/04/2020|BEM-ESTAR, DICAS, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário