Estamos na primavera a estação mais florida e colorida do ano. Período que temos um aumento da circulação de pólen na atmosfera. Com as mudanças climáticas provocadas pela estação ocorre o crescimento dos quadros de doenças alérgicas, respiratórias e virais.

Além disso, os ácaros, que dividem o mesmo ambiente, se proliferam, já que a baixa umidade do ar colabora para que eles se disseminem por mais tempo.

Alergias: o que é?

As alergias são reações do organismo quando entra em contato com substâncias estranhas, chamadas alérgenos, como pólen, ácaros e pelos de animais. Sendo a rinite, inflamação da mucosa nasal que causa coriza, espirro, entupimento ou congestão nasal e coceira no nariz, uma das mais comuns.

<<Leia também: Burnout: saiba como evitar o estresse crônico!>>

A conjuntivite alérgica é mais uma resposta do organismo ao contato com os alérgenos. Uma inflamação do tecido vermelho que fica embaixo da pálpebra, que provoca irritação, coceira, lacrimejamento e sensação de incômodo com a luz. Sendo que a diferença com relação as conjuntivites viral ou bacteriana é o fato de atingir ambos os olhos, ausência de secreção purulenta, causar menos dor e não ser tão incomoda.

Atitudes para prevenir as doenças alérgicas

É recomendado algumas ações para evitar que as vias respiratórias entrem em contato com os alérgenos como:

  • Arejar os ambientes;
  • Uso de capas antialérgicas em colchões e travesseiros;
  • Limpeza adequada dos ambientes com pano úmido e aspirador de pó, evite o uso de vassouras;
  • Lavar roupas de cama e toalhas com frequência;
  • Utilizar umidificador de ar;
  • Evitar exposição a poeira, fumaça de cigarro e poluição;
  • Fazer lavagem nasal com soro fisiológico;
  • E reduzir a exposição ao pólen.

Além do mais, pessoas alérgicas devem evitar fazer caminhada em locais com muita vegetação.

O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Para mais informações sobre o aumento de doenças alérgicas na primavera acesse: https://bit.ly/3Dadhju