Por que o grão-de-bico é considerado um superalimento?

Ingrediente de diversos pratos da culinária portuguesa o grão-de-bico é uma leguminosa utilizada como ingrediente de sopas, saladas, cozidos e até hambúrguer. Em virtude de sua grande quantidade de nutrientes como ferro, cálcio, magnésio, vitaminas do complexo B, entre outras, o superalimento precisa fazer parte da dieta de quem busca por um estilo de vida mais saudável.

Vejamos a seguir alguns benefícios proporcionados à saúde pelo consumo regular desse superalimento:

As fibras presentes no grão-de-bico ajudam a eliminar gordura, açúcares e o colesterol ruim (LDL).

Quem sofre de prisão de ventre se beneficia da celulose presente na casca que estimula o funcionamento do intestino.

Além de auxiliar no tratamento de diversos tipos de anemia, o grão-de-bico previne doenças cardiovasculares como colesterol alto e hipertensão arterial.

O tripofano, aminoácido usado na produção de serotonina, está presente em grande quantidade na leguminosa. Essa substância atua na região cerebral responsável pelos sentimentos de satisfação, bem-estar e autoconfiança.

Perda de peso e massa muscular

Repleto de amido, proteínas e ferro é um alimento aliado de quem deseja ganhar massa muscular.

Por se tratar de um alimento rico em fibras e proteínas o grão-de-bico aumenta a sensação de saciedade, o que faz dele uma excelente opção para indivíduos com dieta restritiva e para quem deseja perder de peso.

Leia também: Gravidez: Dicas para proteger a saúde mental!

Diabéticos devem investir no consumo dessa leguminosa, pois, as proteínas e fibras que fazem parte de sua composição auxiliam no controle dos níveis de glicemia da corrente sanguínea.

Durante a gestação o ácido fólico presente no grão-de-bico ajuda no desenvolvimento do feto evitando a má formação do tubo neural, por isso grávidas devem investir no consumo do alimento para garantir um crescimento saudável do bebê.

Já no caso da menstruação o superalimento ajuda na reposição do ferro perdido.

O fósforo, cálcio e vitamina k encontrados na leguminosa fortalecem a estrutura óssea reduzindo a incidência de fraturas, contusões e doenças como a osteoporose.

O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Saiba mais sobre os benefícios do grão-de-bico à saúde em: http://twixar.me/FWlm

2020-10-19T08:03:52-03:00 19/10/2020|DIETA E ALIMENTAÇÃO, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário