Por que é recomendável observar o aspecto das fezes, com regularidade, para prevenir doenças? É aconselhável, pois, inúmeros problemas de saúde podem ser detectados através das fezes. Enfermidades que vão desde o câncer de intestino, até inflamações intestinais, explicou o Dr. Ariovaldo Ribeiro.

Muitas pessoas apresentam os primeiros sintomas em uma simples ida ao banheiro. Primeiros sintomas não só de câncer, mas de muitas outras doenças inflamatórias: como as colites e a doença de Crohn.

O que de devemos observar no aspecto das fezes?

Primeiro, mudanças nos hábitos intestinais, como diarreia e prisão de ventre, que podem ocorrer de maneira alternada. Assim como, dor, desconforto abdominal, alteração no formato das fezes e a presença de sangue ou muco.

Presença de sangue

O sangue vermelho-escuro nas fezes, por exemplo, pode estar relacionado a problemas na região do estômago e na parte alta do intestino. Enquanto sangue vermelho vivo pode ser sinal, por exemplo, de hemorroidas, ou uma fissura retal, que acontecem na parte baixa do intestino, falou o Dr. Ariovaldo Ribeiro.

A mucosidade intestinal, nada mais é do que uma secreção gelatinosa, normalmente amarela ou esbranquiçada nas fezes. Também pode ser consequência de algum problema, visto que, pode representar o início de uma colite. Que é uma inflamação da mucosa intestinal, a camada mais superficial, interna do intestino.

Geralmente, esse processo acompanha dor, cólica, às vezes, sangramento e desconforto.

Para a maioria dos casos recomendamos uma dieta mais leve, com alimentos mais brandos, mais suaves e também uma hidratação mais completa. Ainda é fundamental procurar um nutricionista, ou nutrólogo.

<<Leia também: Qual a conexão do intestino com o cérebro e como isso afeta a saúde?>>

Outro ponto muito importante é observar se não está havendo preocupação excessiva, ou estresse. Porque isso pode ser um desencadeante de colites, explicou o Dr. Ariovaldo Ribeiro.

Nesses casos fazer exercícios físicos, relaxamento e respiração são fundamentais, assim como meditação, yoga e psicoterapia ajudam a reduzir o problema. Lembrando que a Homeopatia é muito boa para o tratamento dessas colites.

Além disso, devem ser evitados o excesso de peso corporal, o consumo de alimentos como linguiça, presunto, bacon e salsicha. Principalmente, evitar ao máximo a ingestão de bebidas alcoólicas, cafeína e cigarro (tabagismo).

O câncer de intestino geralmente é tratável e curável. Entretanto, quanto mais precoce for detectado, maiores as chances de cura. Por isso, é importante que a pessoa faça o acompanhamento com regularidade, especialmente depois que passou pelo problema, já que é necessário dar uma continuidade no tratamento, explicou o Dr. Ariovaldo Ribeiro.

O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Para assistir ao vídeo completo acesse: https://bit.ly/3EjPY7v