Obesidade Infantil – Má alimentação e sedentarismo

Crianças com sobrepeso já foram consideradas um triunfo entre as famílias, já que mostravam a fartura do lar e qual bem-sucedido era o patriarca daquele clã. No entanto, a obesidade infantil é um problema de saúde que afeta, principalmente, as crianças com menos de 5 anos. Sendo a ingestão de alimentos gordurosos e açucarados os maiores vilões da balança dos pequenos. Da mesma forma que a falta de atividade física afeta o metabolismo infantil. 

A obesidade infantil já se tornou um problema de saúde pública nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Sobrepeso e obesidade causam um impacto significativo na saúde física e psicológica na infância. Uma vez que crianças obesas e com excesso de peso tendem a permanecer obesas na idade adulta, da mesma forma que são mais propensas a desenvolver doenças não transmissíveis como diabetes e problemas cardíacos quando jovens.

O mecanismo de desenvolvimento da obesidade ainda não foi compreendido totalmente, porém especialistas acreditam que se trate de um distúrbio de múltiplas causas.

As causas do crescimento da obesidade infantil 

Estilo de vida, fatores ambientais e culturais influenciam no crescimento dos números da obesidade infantil. Assim como o aumento do consumo de alimentos calóricos e gordurosos é apontado como a possível causa do problema. Entretanto a ausência de exercício físicos, a ingestão excessiva de açúcares por causa do refrigerante e o aumento das porções diárias está colaborando para o crescimento das taxas de obesidade infantil em todo o mundo. 

Quer viver muito? Veja essas dicas

A obesidade pode afetar profundamente o bem-estar físico e emocional, a saúde física e a autoestima. Bem como está associada ao baixo desempenho escolar e redução na qualidade de vida das crianças. Além disso, muitas condições comórbidas como distúrbios metabólicos, ortopédicos, cardiovasculares, pulmonares, renais, hepáticos e ortopédicos estão associadas ao excesso de peso na infância. 

Como pai ou responsável sua ajuda é fundamental na conquista e manutenção do peso ideal de seu filho. Pois, uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas são essenciais à saúde e bem-estar da criança. Por isso é importante aprender hábitos saudáveis que podem melhorar a saúde, visto que as crianças aprendem pelo exemplo. 

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Para mais informações sobre o assunto acesse: https://bit.ly/3adMYYX

2020-01-14T23:15:41-03:00 20/01/2020|CRIANÇAS|0 Comentários

Deixar Um Comentário