Um estudo realizado pela Universidade de Pittsburg (EUA) relacionou o fato de dormir mais aos finais de semana a problemas metabólicos. A pesquisa analisou por uma semana os hábitos de sono e alimentação de 447 pessoas saudáveis de meia-idade (35 a 54 anos). Por volta de 85% dos participantes dormiram mais no final de semana do que nos dias úteis. Mas você sabe como essa preguiça do final de semana engorda e cansa? 

<<Veja também: Casal mais feliz engorda mais.>>

Como o excesso de sono prejudica – Dormir muito engorda e cansa.  

Dormir em excesso no final de semana não nos ajuda a recuperar o sono perdido ao longo dos dias uteis. No entanto, dormir demais pode atrasar nosso relógio biológico numa média de duas horas, tornando-o instável. Esse relógio tem forte influência em nosso sono, assim, sua desregulação pode fazer com que nos sintamos cansados.

Quanto mais horas de sono no final de semana, pode-se observar que os indivíduos apresentam maior resistência à insulina e maior índice de gordura corporal (IMC). Nesse último fator, a principal consequência é o aumento de peso. Além disso, menor índice de colesterol bom (ficando mais propensos a riscos metabólicos) e maior aparição de triglicerídeos também foram comprovados.

O abismo entre as preferências pessoais e os horários impostos pela rotina semanal é chamado de jet lag social. Esse fenômeno é constante entre os jovens que dormem pouco nos dias de semana e muito aos sábados e domingos. Dormir mais nos dias de folga tem impacto negativo na realização de tarefas acadêmicas, interferindo na cognição. Assim, quanto maior a diferença das horas dormidas durante a semana e nos dias de folga mais difícil de perceber o jet lag social.

<<Veja na íntegra: A dura verdade para os preguiçosos: hibernar no finde engorda e cansa.>>

 

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo.