Crianças com TDAH podem se beneficiar de exercícios de respiração e yoga

Yoga e exercícios de respiração são benéficos para crianças com TDAH. Já que após participar de aulas especiais elas apresentaram uma redução da hiperatividade, melhora na atenção e se cansaram menos. Além de conseguir se envolver em atividades complexas por um período mais longo. Foi o que demonstrou um estudo realizado por psicólogos da Universidade Federal de Ural, Rússia. A equipe analisou o efeito de exercício nas funções associadas ao gerenciamento e controle voluntário em crianças com TDAH com 6 e 7 anos.

O TDAH (Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade) é um dos transtornos comportamentais e mentais mais comuns da infância. Sendo que em crianças que apresentam esse distúrbio, geralmente, a parte do cérebro responsável pelo ajuste da atividade cerebral, formação reticular, é limitada. Em função disso muitas vezes experimentam estados de hiperatividade inapropriados, aumento da distração e exaustão, fazendo com que suas funções de gerenciamento e controle sofram uma segunda vez.

Como a respiração melhora a rotina de crianças com TDAH

Exercícios de respiração que promovem a respiração profunda diafragmática rítmica, respiração abdominal, foram realizados durante o estudo para ajudar o cérebro a receber mais oxigênio. Assim permitindo que a formação reticular desempenhe sua função da melhor forma. Pois, quando a formação reticular recebe oxigênio suficiente começa a gerenciar o estado de atividade da criança com mais eficiência.

Leia também: Como reduzir o tempo que as crianças ficam conectadas

Além de resposta imediata os exercícios respiratórios têm efeitos que podem surgir mais adiante. Já que os impactos positivos nas funções de gerenciamento e controle nas crianças com TDAH podem ser percebidas até 1 anos após a realização dos exercícios. Isso acontece porque respirar corretamente se torna automático, se transformando numa espécie de auxiliar que possibilita o envio de suprimento de oxigênio suficiente para o cérebro. Que por sua vez resulta em benefícios à psique e comportamento da criança com TDAH.

O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Para mais informações acesse: https://bit.ly/3rh7DUW

2021-07-19T07:36:58-03:00 19/07/2021|BEM-ESTAR, CRIANÇAS, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário