Compulsão alimentar mais um efeito negativo da pandemia

Evitar o sedentarismo se tornou mais difícil durante a quarentena, já que por causa do isolamento social algumas atividades tiveram que ser suspensas por tempo indeterminado. Pois, a pandemia causada pelo novo coronavírus mudou a rotina de todos, assim como o estresse provocado pela situação levou alguns indivíduos a desenvolver compulsão alimentar.

Durante a quarentena algumas pessoas desenvolveram compulsão alimentar. Uma vez que no decorrer das refeições substâncias que causam sensação de prazer e bem-estar são produzidas. Logo, é comum recorrer ao consumo excessivo de alimentos para aliviar sentimentos de ansiedade, estresse e medo.

A compulsão alimentar foi mencionada pela primeira vez em 1959. Entretanto, somente em 1994 passou a fazer parte do DSM (Manual de Diagnósticos e Estatística das Doenças Mentais). Sendo que 2,6% da população mundial sofre com o problema segundo levantamento da OMS (Organização Mundial de Saúde). No Brasil esse número quase dobra, afetando 4,7% da população. Os jovens com idade entre 14 e 18 anos são os que mais desenvolvem o transtorno.

Atitudes que podem indicar compulsão alimentar

Comer rápido, consumir grandes quantidades de comida até quando não está com fome, comer até sentir que está cheio e depressão. Não se sentir confortável em comer na presença de outras pessoas por vergonha da quantidade de alimento no prato e por causa da repulsa de si mesmo. Incluindo a culpa são comportamentos que sinalizam a compulsão alimentar.

Leia também: Você sabe como é feita a pesquisa científica do medicamento homeopático?

Quem sofre de compulsão alimentar, geralmente, não é capaz de identificar a diferença entre fome e saciedade. Além de não ser capaz de resistir aos impulsos que levam a ingestão exagerada de alimentos. Para que o problema seja diagnosticado é necessário que um episódio de compulsão por semana aconteça.

O excesso de peso é mais um efeito colateral da compulsão alimentar. O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Para conhecer mais problemas de saúde causados pelo transtorno acesse: http://twixar.me/jclm

2020-10-26T06:52:58-03:00 26/10/2020|BEM-ESTAR, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário