Quando um bebezinho nasce uma das primeiras atitudes é levá-lo ao pediatra. Mas, qual o melhor momento para fazer isso? Se a gestação foi tranquila? Sem grandes eventos com a mãezinha e o recém-nascido nasceu bem, falou a Dra. Ana Lucia Dias Paulo.

O pediatra, que pode ser indicado pelo hospital, ou o casal (os pais ou responsáveis), podem procurar seu próprio pediatra. Indico que o façam quando o bebê tiver por volta de 15 dias de vida, explicou a Dra. Ana Lucia.

Já que, com 15 dias os pais já conseguem perceber alguma rotina desse recém-nascido. Quanto mama, como mama, como faz o cocô, como dorme, entre outras particularidades. Pois, tudo isso vai ser colocado na primeira consulta com o pediatra e orientado pelo profissional escolhido.

<<Leia também: Quando uma criança é saudável?>>

Agora, se teve uma gestação com alguma alteração, e o bebê sofreu imprevistos no nascimento, o pediatra escolhido pelos pais pode ser procurado a qualquer momento, ou assim que sair do hospital. Portanto, vai depender da gestação e do pós-parto, explicou a Dra. Ana Lucia Dias Paulo.

Cuidados com o recém-nascidos

Foram meses de espera e preparação, agora finalmente o novo membro da família chegou. Com ele a dúvida, especialmente no caso de pais de primeira viagem, como cuidar do recém-nascido nos primeiros dias de vida? Vejamos algumas dicas.

Entender o motivo do choro

O choro é a linguagem dos bebês, a forma que eles expressam suas necessidades, logo os pais precisam interpretar o que causou o choro, que pode ser:

Fome;

Frio ou calor;

Fralda suja;

Dor ou desconforto (cólicas ou dor de ouvido);

Cansaço ou sono.

Amamentação

Os primeiros dias são de adaptação da mãe com o bebê, por isso, tenha calma e seja paciente. Pois, ambos estão aprendendo.

Ofereça o seio sempre que considerar necessário, ou perceber que o recém-nascido está com fome.

Cuidados com o umbigo

A parte do cordão umbilical que fica ligada ao umbigo costuma cair entre 5 e 10 dias após o parto. Durante esse período os cuidados são:

Manter a região limpa e seca;

Não cobrir ou enfaixar o umbigo;

Evitar molhar durante o banho;

Observar para identificar sinais de infecção, como vermelhidão e inchaço;

Higienizar o coto umbilical com gaze, ou cotonete umedecido com álcool 70%, para remover secreção ressecada ou sangue.

O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Leia mais sobre os principais cuidados com o recém-nascido nos primeiros dias de vida em: https://bit.ly/3yogSGM