Atividade física para os pequenos

Atividade física é muito importante para as crianças em qualquer idade, desde os bebes que correm ainda cambaleantes até os que chutam bola com firmeza. O Blog Homeopatia e Saúde, uma publicação da Clínica Similia – Homeopatia de qualidade em São Paulo – Região da Av. Paulista, conversou com a Dra. Ana Lucia Dias Paulo, pediatra e homeopata para entender todos os fatores de atividades físicas e os pequeninos. Leia o texto e compartilhe.

As atividades físicas auxiliam o organismo infantil a amadurecer os órgãos ligados ao crescimento osseo muscular e ao sistema imunológico. Brincar, correr em parques, chutar bola, subir em árvore, muros, andar de bicicleta, patins, skate e outras atividades livres de crianças também são atividades físicas, por isso quanto mais a criança brincar livre, melhor será para o desenvolvimento muscular, ósseo e o sistema imunológico desse ser.

natacao_bebeSegundo Dra. Ana, as atividades físicas como natação, judô, ballet e outras aulas, devem ter seu momento certo. “A natação é uma atividade física completa, capaz de estimular todo um conjunto de músculos do corpo, podendo ser frequentada por crianças a partir dos 4 meses de vida. Cabe aqui ressaltar que  bebês podem ter aulas de natação em escolas especializadas, cujo tratamento da água seja adequado aos bebês e seus acompanhantes, já que até os 2 anos a criança faz aula de natação acompanhada por um adulto. Aulas como futebol e ballet são recomendadas apenas a partir dos 5 anos de idade. Musculação é recomendado somente após os 12 anos, sempre com acompanhamento de um monitor ou professor, com apresentação de atestado médico de aptidão a atividade física,” recomenda Dra. Ana Lucia.

A médica também faz um alerta para quem mora em condomínios que possuem piscinas e academias de ginástica: “Crianças devem frequentar a piscina somente por lazer, sempre com um adulto responsável, e após os 5 anos de idade, por conta do tratamento da água. E para a ginástica na academia vale a mesma regra, apenas após os 12 anos, com um profissional acompanhando e atestado médico permitindo”, alerta.7haw7j4isifokufy71a0j6hkr

Problemas respiratórios

É de conhecimento da cultura geral que natação é bom para crianças e adolescentes com problemas respiratórios, como asma e bronquite. Dra. Ana explica essa crença popular. “É verdade que natação é recomendado para crianças com asma ou bronquite. Isso porque nessas crianças, geralmente os pulmões são pouco estimulados ou mesmo pouco desenvolvidos, por isso a prática destas atividades com objetivo de fortalecimento pulmonar é benéfica. Porém é importante, principalmente em crianças com essas patologias, o atestado médico de aptidão da atividade física”, recomenda Dra. Ana Lucia Dias Paulo.

31f297149de245718c84ee569bc89cf1Vale sempre lembrar que exercício físico e esportes no geral desenvolvem aptidões sociais, auto-confiança, espirito de equipe, empatia, e uma série de sentimentos positivos, além das melhoras físicas, como sistema imunológico, cardiovascular, etc.

2016-10-17T08:00:10-02:00 17/10/2016|BEM-ESTAR, CRIANÇAS, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário