Ansiedade matinal: quais os sintomas

Apesar de não ser um termo técnico a ansiedade matinal se refere a sentimentos de estresse e preocupação que surgem assim que a pessoa desperta. Dito isso, acordar se sentindo extremamente ansioso, estressado e temeroso pode ser indicativo de transtorno de ansiedade generalizada.

O transtorno de ansiedade generalizada provoca inquietação excessiva e descontrolada que atrapalha a rotina diária, que tomam a pessoa de assalto frequentemente no decorrer de, no mínimo, 6 meses. Sendo que o trabalho, família, saúde, dinheiro e atividades diárias são as principais preocupações de quem sofre com o problema.

Sintomas de ansiedade matinal

Os sintomas de ansiedade matinal são similares aos do transtorno de ansiedade generalizada, assim quem está experimentando ansiedade ao sair da cama apresenta:

Irritabilidade;

Fadiga;

Sensação de inquietação;

Dificuldades de concentração e vazio mental;

Sintomas de pânico como músculos tensos, aumento da frequência cardíaca, aperto no peito e dificuldade para respirar;

Dificuldade para controlar o nervosismo e preocupação.

Diversos fatores podem causar ansiedade matinal, especialmente nos casos em que o problema é uma reação ao estresse e aflição. Aliás, a ausência de sono e dormir menos do que o necessário pode piorar o problema. Assim como outras circunstâncias da vida, como os atrasos.

Leia também: Flexibilização da quarentena gera ansiedade – Entenda

Pela manhã o cortisol, hormônio do estresse apresenta níveis elevados, bem como a frequência cardíaca está elevada e aumento da adrenalina, cenário que permitem a pessoa despertar. Entretanto, para pessoas ansiosas essa resposta fisiológica natural do organismo se torna psicológica intensificando o problema nas primeiras horas do dia.

Tratando o problema

A alimentação também influência a forma como o indivíduo se sente no decorrer do dia, pois, o excesso de cafeína e ingestão insuficiente de água pode provocar ansiedade, da mesma forma que o baixo nível de açúcar no organismo.

O tratamento da ansiedade matinal inclui psicoterapia, que ajuda a entender como o problema afeta a rotina, também serão desenvolvidas estratégias para minimizar os sintomas.

Medicamentos: antidepressivos podem ser prescritos para aliviar os sintomas.

Também são necessárias mudanças no estilo de vida para gerenciar os sintomas.

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Saiba mais sobre o assunto em: http://twixar.me/FR9m

2020-12-21T07:57:29-03:00 21/12/2020|BEM-ESTAR, DICAS, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário