Amor – Como o não amor afeta a saúde da criança?

A vida moderna nos mantém ocupados e estressados. Entretanto, como pais nossos filhos são uma parte muito importante de nossas vidas. Aliás, você já demonstrou para seus filhos o quanto os, ama? Pesquisas recentes destacam a relação entre criação com amor a saúde e felicidade das crianças no futuro.

Comunicação mais efetiva entre pais e filhos, autoestima mais elevada, melhora no desempenho acadêmico e redução dos problemas comportamentais e psicológicos são alguns dos benefícios da criação com amor. Por outro lado, crianças que crescerem em ambientes onde o amor não está presente tendem a ter uma baixa autoestima, se sentem mais alienadas, são mais agressivas, hostis e antissociais.

A criança necessita do amor dos pais. Pois, segundo estudos recentes o ambiente influência muito mais a saúde que a genética, logo é essencial que as crianças cresçam num ambiente repleto de afeto.

Considerando que a criança nasce com somente 25% do neocortex desenvolvido a criação com amor é um aspecto importante no desenvolvimento saudável das conexões neurais. Logo, pais, responsáveis, cuidadores e educadores precisam criar um ambiente de carinho a acolhimento para que os pequenos cresçam com segurança.

As crianças são um reflexo do ambiente em que vivem

Os pais também apresentam as referências e visão de mundo que as crianças vão desenvolver. Isso significa, que elas conhecem e reconhecem o mundo a partir do olhar dessas pessoas, bem como formam suas percepções.

Ocorre que essas percepções se tornam crenças que viram comportamentos na idade adulta. Dito isso, alguns problemas apresentados pelas crianças são questões que também fazem parte da existência dos pais. Ou são reflexos do ambiente no qual estão inseridas.

Leia também: A importância do afeto

Um ambiente repleto de amor reduz o estresse infantil. Sendo que o excesso de estresse libera cortisol e no futuro pode provocar sentimentos de depressão, tristeza, falta de propósito de vida e hiperatividade cerebral.

A tecnologia proporcionou o surgimento de diversos tipos de conexões, contudo, fez com que a humanidade perdesse conexões importantes consigo, com os filhos e com o outro. O olho no olho, pele com pele, abraço, aconchego, afeto, amor e carinho são interações sociais afetadas pela tecnologia.

O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Leia mais sobre criação com amor e desenvolvimento infantil em: https://bit.ly/2OynuPC

 

2021-03-08T08:01:18-03:00 08/03/2021|BEM-ESTAR, CRIANÇAS, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário