Alergia de pele e o uso de máscaras

Nos últimos meses recebemos muitas perguntas sobre como evitar o contágio pelo novo coronavírus. Sendo que as alergias de pele que podem surgir em função do uso das máscaras está entre as principais dúvidas. Aliás, a Dra Ana Lucia falou um pouco sobre esse tópico num vídeo publicado no Facebook da Similia.

Sabemos que algumas crianças, e adultos, tendem a desenvolver mais alergias que os demais. Dito isso, nesses casos a máscara pode causar uma reação alérgica indesejada.

Para evitar que isso aconteça é preciso considerar o material que foi utilizado para produzir a máscara, por isso escolha opções mais suaves como o algodão, que não seja tão colorido. Já que tecidos coloridos têm tinta em sua composição. Logo, quanto mais artificial, mais alergênicos são.

Também é preciso tomar cuidado com os produtos que estão sendo utilizados para higienizar as máscaras, uma vez que alguns possuem substâncias que podem causar alergias em pessoas mais sensíveis.

Como higienizar as máscaras e evitar alergias de pele?

O Ministério da Saúde recomenda deixar as máscaras mergulhadas por 30 minutos numa solução com água + água sanitária, sendo que a proporção de água sanitária é de 10 ml por meio litro de água. Depois lave separadamente com sabão neutro. Evite usar amaciantes.

Quando utilizamos máscaras estamos inspirando e expirando dentro dela. Pois, na inspiração entra o oxigênio e na expiração sai o gás carbônico. Logo, esse gás carbônico pode ficar na máscara e provocar uma reação alérgica na região.

Leia também: O que você precisa prestar atenção na saúde do seu pequeno?

Para os adultos é recomendado trocar a máscara a cada duas horas, já as crianças não devem utilizar máscara por longos períodos. Diante disso, evite sair com as crianças durante muitas horas. Entretanto, quando inevitável utilize máscaras de tecidos leves e que causam pouca alergia.

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Para assistir o vídeo onde a Dra Ana Lucia explicou como evitar alergias de pele, especialmente em crianças acesse: http://twixar.me/4H9m

2020-12-28T09:59:04-03:00 28/12/2020|CRIANÇAS, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário