Afinal o que é saúde integrativa?

Tratar o paciente como um todo e não apenas focar em um sintoma ou doença. Esse é o lema da medicina integrativa. Mas, para quem conhece e se trata com homeopatia, sabe que essa metodologia sempre foi a raiz do tratamento homeopático.

Porém, a saúde integrativa está na moda. E nós, amantes e praticantes da homeopatia, ficamos felizes em saber que o paciente passou a ser o foco de outras especialidades médicas.

Saúde integrativa não é a mesma coisa que medicina alternativa!

É importante destacar que a medicina integrativa e a alternativa não são a mesma coisa. O que faz a diferença entre a medicina integrativa e a alternativa é a ciência. Ou seja, a comprovação cientifica da medicina integrativa.

Vale sempre destacar que a saúde integrativa se utiliza de vários recursos terapêuticos para o tratamento do paciente e busca sempre um resultado clínico completo e não apenas a solução de um problema que pode gerar outros.

<<Leia também: O que significa adoecer?>>

Humanização na medicina

Dessa forma, integrativa, a medicina passa a ser mais humana. Porque passa a ver o paciente como foco e não a doença ou uma parte do corpo. Isso também gera uma conexão entre médico e paciente. Com isso, os pacientes tendem a ser mais comprometidos com seus tratamentos.

Bem-estar!

A medicina integrativa fica na qualidade de vida do paciente. Amenizando sintomas quando a doença não pode ser curada e proporcionando bem-estar. Como as pessoas vivem cada vez mais, essa é uma boa notícia.

A medicina integrativa pode ser usada também como complemento da medicina tradicional ou como prevenção para doenças. Uma vez que manter um tratamento preventivo auxilia na qualidade de vida e melhora do bem-estar.

<<Leia também: A homeopatia tem comprovação científica?>>

Mudança de estilo de vida

Como o foco é o paciente, esse percebe sua responsabilidade na qualidade de sua saúde. Com isso, a mudança de hábitos é natural. Os pacientes relatam que melhoraram a alimentação, iniciaram ou retornaram à prática de atividade física, estão dormindo melhor, andam menos estressados. Ou seja, só melhora da saúde.

Além da Homeopatia, outras 28 práticas são incluídas como medicina integrativa e cobertas pela rede de atendimento do sistema único de saúde (SUS) no Brasil.

Consulte sempre um médico homeopatia de sua confiança.

Clínica Similia – Dr. Ariovaldo Ribeiro Filho e Dra. Ana Lucia Dias Paulo

2021-04-12T12:21:39-03:00 26/04/2021|BEM-ESTAR, HOMEOPATIA, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário