Tireoide – Ansiedade e Depressão podem ser apenas sintomas

Embora sejam problemas de saúde distintos, a depressão, em alguns casos, pode ser sintoma de alterações na tireoide. Especialmente quando a glândula não produz hormônio suficiente. Como a medicação tem como objetivo regular os níveis, isto pode melhorar ou eliminar os sintomas, inclusive a depressão. 

Uma vez que ambos os problemas compartilham de sintomas semelhantes, às vezes, os médicos desconsideram o fato de que um indivíduo deprimido pode apresentar desempenho deficiente da tireoide. 

A tireoide é uma glândula que produz e regula os hormônios da tireoide. Sendo que estes hormônios podem afetar o humor, energia e o peso. Bem como podem causar depressão. 

Os hormônios são substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas que causam grande impacto no desempenho do organismo. O crescimento, desenvolvido, metabolismo, reprodução, função sexual e humor são funções influenciadas pelas glândulas do sistema endócrino. 

A influência da tireoide na saúde 

O hipertireoidismo é um problema na tireoide que ocorre quando a glândula produz muito hormônio, o que faz o corpo gastar energia mais rápido do que deveria. Entre os sintomas do hipertireoidismo podemos destacar: perda de peso, fraqueza e tremores musculares, distúrbios do sono, irritabilidade, nervosismo, entre outros. 

Já o hipotireoidismo acontece quando a glândula não fabrica hormônio suficiente, em função disso o corpo consome energia num ritmo mais lento. Os sintomas são: fadiga, esquecimento, ganho de peso, incapacidade de tolerar frio, entre outros. 

Homeopatia e a personalidade das pessoas

Alguns dos sintomas citados: fadiga, irritabilidade, alterações no peso e sono também acontecem em casos de depressão. 

Os níveis de determinados hormônios como os produzidos pela tireoide podem levar a depressão. Assim como alguns sintomas de depressão têm relação com o estado da glândula. O mesmo acontece com outros processos do organismo como o ciclo menstrual, síndrome pré-menstrual (TPM), perimenopausa e menopausa. 

Uma vez que outros problemas de saúde também apresentam depressão como sintoma exames são solicitados para evitar erros no diagnóstico. Portanto, é preciso ter em mente que uma pessoa pode apresentar problemas na tireoide e depressão. Da mesma forma que é possível ter depressão e sintomas relacionados à menstruação. 

Saiba mais sobre o assunto em:  https://bit.ly/37kWjvK

2019-12-31T12:30:39-03:00 06/01/2020|DICAS, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário