Qual a influência dos avós na vida dos netos?

Com a correria da vida moderna os avós estão desempenhando papéis cada dia mais importantes na vida das famílias. Com os pais trabalhando são eles que ajudam na educação e cuidados dos netos. Ainda que sejam acusados, muitas vezes, de mimar as crianças, a sua contribuição é significativa.

Diversos estudos foram realizados em alguns países sobre a influência dos avós na vida dos netos. Sendo que as pesquisas mais conhecidas foram feitas nos Estados Unidos, Europa e Ásia. O principal objetivo é determinar se existiu um impacto significativo dos avós durante o desenvolvimento dos netos, considerando também a influência na vida adulta.

Apesar das diferenças culturais, da personalidade dos avós e classe social das famílias, os pesquisadores conseguiram encontrar alguns denominadores comuns positivos no decorrer das análises.

Segundo os pesquisadores da Universidade Brigham Young, em Utah, nos Estados Unidos, os avós conseguem influenciar no comportamento social das crianças.  Os pesquisadores enfatizaram que “os avós distantes”, aqueles que moram longe dos netos, assumem o papel de encorajar o desenvolvimento positivo ao invés de disciplinar comportamentos negativos. Principalmente durante a adolescência, quando aumenta o conflito entre pais e filhos. Nessas situações que as crianças e adolescentes encontram aliados seguros na figura dos avós, além de sentirem o cuidado e proteção.

As pesquisas também mostraram que a relação emocional entre avós e netos pode afetar, significantemente, o desenvolvimento psicológico, acadêmico e social das crianças. Foi possível verificar que as crianças que recebem mais carinho dos avós são mais autoconfiantes. Sendo que essa relação causa impactos positivos de longo prazo na vida das crianças, até mesmo com relação a valorização dos cuidados dispensados e recebidos para outra pessoa.

O relacionamento entre avós e netos pode deter os efeitos negativos de eventos adversos da vida, já que eles conseguem acalmar as crianças melancólicas. Esse detalhe serve de indício para  futuros estudos, uma vez que precisam prestar mais atenção ao papel dos avós no desenvolvimento da resiliência nos jovens.

Impactos positivos e benefícios ao desfrutar da presença dos avós:

  1. Os avós transmitem as crianças um sentimento de pertencimento, continuidade familiar e histórica;
  2. Ajudam a disseminar e reforçar a tradição e cultura do seu povo;
  3. São mais um modelo na vida das crianças, sendo às vezes mais importantes que pais ou ídolos;
  4. As crianças e, principalmente os adolescentes, se sentem mais confortáveis em confiar nos avós, pois os consideram mais tolerantes que os pais;
  5. Os avós são uma fonte de autoconfiança e positividade, o que ajuda as crianças a se tornarem pessoas mais ambiciosas no futuro;
  6. Eles fornecem uma dose extra de segurança simplesmente com a sua presença;
  7. Inspiram atitudes, personalidade, desenvolvimento e melhora do caráter;
  8. Os avós são uma considerável fonte de valores e boas maneiras.

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo, trouxe mais essa matéria interessante para comemorar o Dia dos Avós, pois sabe da importância que a família tem no desenvolvimento da criança, para mais informações acesse: https://goo.gl/NWiijF

TAGS: Família, Avós, Vovô, Vovó, Filhos

2017-07-24T08:00:56-03:00 24/07/2017|BEM-ESTAR, CRIANÇAS, DICAS|1 Comentário

Um Comentário

  1. Neusa 07/28/2017 em 11:18 - Responder

    Esta matéria sobre a influencia dos avós veio ao encontro do momento que estamos vivendo agora. Recentemente nos tornamos avós!Agradecida. Neusa

Deixar Um Comentário