Aplicativos de mensagem podem causar ansiedade

Desde o início do isolamento social decretado em março por causa do novo coronavírus a tecnologia vem sendo uma aliada. Já que aplicativos de mensagem e vídeo chamadas foram utilizados para manter contato com amigos e familiares, enquanto não é possível estar junto.

Através dos aplicativos de mensagem foi possível conversamos com familiares, amigos e trabalhar. Uma vez que precisamos nos adaptar rapidamente ao home office esses apps foram usados como ponte entre empresas e funcionários. Também era por meio deles, especialmente o Whatsapp, que atualizações sobre a evolução do COVID-19 eram compartilhadas, com as irritantes fakes news.

Entretanto, acompanhar tudo que chega aos celulares pode ser desgastante, principalmente quando as atualizações estão relacionadas ao trabalho. O que nos obriga a checar a tela diversas vezes durante o dia. Assim como causa aquela sensação de que estamos deixando passar alguma coisa.

A urgência de resposta dos aplicativos de mensagem

Nos aplicativos de mensagem o tempo regente é o presente, tudo precisa ser respondido imediatamente o que causa muita ansiedade. Os grupos de Whatsapp é outro fator estressante, pois, a quantidade de mensagens que chegam é absurda. Além das discussões que acontecem com frequência por motivos sem importância. Quando consideramos os grupos de trabalho o estresse causado é ainda mais significativo, já que a falta de uma interação presencial provoca os mal-entendidos em função de interpretações equivocadas das mensagens.

Leia também: Amor próprio ajuda a emagrecer

Com a transferência de grande parte das atividades para ambientes online, ficou mais difícil separar vida profissional da particular, com isso muitas pessoas continuam trabalhando, no caso respondendo mensagens em grupos, após o encerramento do expediente.

O uso exagerado de aplicativos de mensagem pode interferir na qualidade do sono e provocar ansiedade. Por isso, é preciso controlar o tempo gasto com os dispositivos móveis. Afinal, a tecnologia está aí para melhorar a nossa vida, não para criar um exército de ansiosos.

Saiba mais sobre como reduzir o tempo conectado em: http://twixar.me/JNZm

2020-09-04T20:19:43-03:00 21/09/2020|BEM-ESTAR, DICAS, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário