Vitamina D: novos valores de referências

A produção de vitamina D é o motivo pela qual é recomendado tomar sol diariamente. Entretanto, é preciso lembrar que a exposição ao sol pode causar doenças, por isso os horários de pico devem ser evitados. Assim como a exposição prolongada.

Novos valores de referência da vitamina D foram divulgados pela (SBPC/ML) Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial. Que passou a ser a partir de 20 ng/ml. Sendo que o valor de referência praticado até o momento era de 30 ng/ml.

A nota informa ainda que pessoas que se encontram entre as dosagens de 20 a 30 ng/ml não precisam de reposição de vitamina.

Já faz um tempo que os valores de referência fazem parte de uma discussão pelas organizações. O valor praticado atualmente havia sido proposto pela SBEM e a Endocrine Society.

<<Leia também: 12 sinais de falta de vitamina D>>

Com a divulgação do novo valor alterações foram propostas:

O valor acima de 20 ng/ml é considerado saudável;

Os valores entre 30 e 60 ng/ml é o indicado em grupos de risco, gestantes, idosos, pessoas com raquitismo, osteomalacia, hiperparatiroidismo secundário, osteoporose, doenças autoimunes, renais e crônicas, e para pré-bariátricos;

Entre 10 e 20 ng/ml é considerado um valor baixo com risco de problemas ósseos como osteoporose e fraturas;

Abaixo de 10 ng/ml é um valor muito baixo e pode causar defeitos de mineralização óssea e raquitismo.

Os níveis muito baixos de vitamina D provocam fraqueza muscular, dores nos ossos e fraturas. Já nos casos em que o valor está acima de 100 ng/ml, que é considerado muito alto, causa aumento da quantidade de cálcio no sangue e intoxicação.

É importante fazer exames periódicos para verificar a os níveis de vitamina D no organismo, principalmente em pessoas da terceira idade. Uma vez que a deficiência de vitamina D no organismo pode causar diversos tipos de problema.

Nos casos que os níveis de vitamina D estão muito elevados a reposição hormonal deve ser realizada com acompanhamento médico.

Essa é mais uma matéria do Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Quer saber mais? Acesse: https://goo.gl/iX5gTz

2018-03-09T08:00:29+00:00 09/03/2018|BEM-ESTAR, DICAS, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário