Tumor de Pâncreas!

Considerado um dos mais letais o tumor de pâncreas é a sétima causa de mortes no Brasil, nos Estados Unidos ocupa a terceira posição no ranque de doenças que mais matam. Sendo que a sobrevida não chega a 5% dos casos.

A falta de sintomas nos estágios iniciais é a principal razão pela qual esse câncer é tão destrutivo. Além disso, quando os sintomas surgem costumam ser pouco específicos. Ainda existem casos em que o paciente reclama de uma dor nas costas e passa meses tratando o problema com antiinflamatórios. Geralmente, o diagnóstico do problema acontece nos estágios avançados da doença, quando sintomas como dor abdominal e icterícia se tornam mais evidentes.

Existe um intervalo de 5 a 10 anos, em média, entre o acometimento do tumor de pâncreas e o seu correto diagnóstico.

Conforme as pessoas envelhecem o risco de desenvolver câncer de pâncreas aumenta. Uma vez que a maior parte dos pacientes, cerca de 90%, possui mais de 55 anos. Os homens são mais propensos, mesmo que seja uma diferença mínima, a desenvolver esse tipo de câncer. Sendo a proporção de 1 em 63 no caso dos homens, e 1 para 65 no caso das mulheres.

Alguns, prováveis, fatores de risco para o surgimento da doença são a diabetes, obesidade e o tabaco.

Tipos de câncer de pâncreas

Tumor exócrino: se refere à grande parte dos tumores de pâncreas, a doença atinge as células e dutos responsáveis pela liberação de enzimas no intestino, que auxiliam na digestão dos alimentos. O tumor exócrino corresponde a 90% dos casos.

Tumor neuroendócrino: atinge as ilhotas pancreáticas. Glândulas responsáveis pela produção dos hormônios insulina e glucagon, que regulam os níveis de açúcar no sangue.

3 mudanças de hábitos essenciais para prevenir o câncer

O tratamento que será realizado depende do fato de o tumor poder ser completamente removido cirurgicamente. Quando não existe a possibilidade de remoção do tumor de pâncreas o tratamento é feito através de quimioterapia e outras substâncias especificas.

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Leias mais sobre o assunto em: https://goo.gl/vH8y8h

2018-08-29T21:44:17+00:00 14/09/2018|BEM-ESTAR, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário