Roer unha pode ser sinal de algo bem sério!

A onicofagia é um hábito de higiene e saúde bucal terrível, que diz respeito a incontrolável vontade de roer unha. O que pode parecer um hábito inofensivo pode ser mais prejudicial à saúde do que parece. Até mesmo nos casos em que roer unha seja ocasional. Já que essa atitude pode causar efeitos colaterais dolorosos, em alguns casos graves.

Roer unha pode ser um sinal de ansiedade e angústia, uma vez que a atividade pode estar ligada ao alívio em situações de nervosismo e estresse.

Problemas de saúde causados pelo hábito de roer unhas

O hábito de roer as unhas deve ser evitado, em virtude dos problemas que causa. A seguir vamos destacar alguns deles:

Roer unhas causa infecção na pele. Pois, aumenta as chances de infecção sob as unhas, como a paroníquia, que pode provocar inchaço, pus e vermelhidão.

Nos casos em que a infecção bacteriana se torna fora de controle pode atingir as articulações da mão. O que pode resultar em artrite séptica, um problema difícil de curar, que pode precisar de intervenção cirúrgica. Além disso, a incapacidade permanente e infecção sistêmica que pode ser fatal são outros problemas causados pela paroníquia.

Roer unha pode prejudicar a base das unhas, provocando deformidades permanentes, como rugas e fissuras nas unhas. Que são sinais de que alguma coisa interrompeu o crescimento das unhas, temporariamente.

Cuidado ao emagrecer muito rápido!

Herpes, também, pode ser transmitido para as unhas através do hábito de roer. Assim, como existe a possibilidade de transmissão de verrugas para os lábios e boca.

E te mais. Roer unhas pode danificar os dentes, quebrar ou lascar os dentes da frente. Sendo os principais problemas causados por esse hábito tão prejudicial. Bem como, pode rachar os dentes e causar uma mancha escura ao longo do tempo, que pode levar a perda dos dentes.

Para quem deseja parar de roer unhas mantê-las curtas e fazer a manicure semanalmente pode ajudar a evitar o hábito.

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Saiba mais sobre o assunto em: https://goo.gl/Hu7JNo

2018-12-26T17:39:50-03:00 22/01/2019|BEM-ESTAR, DICAS, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário