Quando devemos falar de sexo com as crianças?

Apesar de toda a tecnologia que nos rodeia, para alguns pais falar de sexo com as crianças, ainda, é algo difícil.

Vivemos num mundo de estímulos visuais, onde a sexualidade está presente nas ruas, novelas, seriados, baladas, festas, praias, propagandas e mídias digitais. Sendo a última a que mais disponibiliza esse tipo de informação, mas nem sempre correta.

Por isso falar de sexo com as crianças e adolescente é tão importante, para evitar que eles recebam esse tipo de informação de maneira inadequada. Visto que as crianças e adolescentes estão cada vez mais conectados, com isso sendo bombardeados por diferentes tipos de conteúdos constantemente.

Quando a criança demonstrar interesse sobre o assunto os pais, ou responsáveis, precisam manter a calma e serem francos. As perguntas devem ser respondidas pontualmente e somente o necessário. Evite discursos longos e explicações complexas.

Adolescentes também querem falar de sexo

Os adolescentes também possuem diversas dúvidas sobre sexo, mas se sentem mais seguros em conversar com pais nos quais confiam. Porém, a confiança deve ser construída desde a infância. Por isso conhecer as mudanças que acontecem vai permitir que os pais possam ajudar os filhos com relação às questões de gênero.

Livros sobre sexualidade, desde que tratem o assunto com seriedade, podem ajudar a família nesse momento. A internet também pode ser consultada, mas com ressalvas. Por se tratar de um ambiente com uma oferta enorme de conteúdo, nem tudo que está disponível na web é conteúdo apropriado, ou possui informações verídicas. É preciso cuidado ao escolher esse meio de comunicação.

Como prevenir o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Os pais precisam entender que a sexualidade é inerente ao ser humano. Dito isto ao falar de sexo com as crianças o assunto deve ser abordado com respeito.

O blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Leia mais sobre sexualidade infantil em: https://goo.gl/zXuc1G

2018-09-26T20:09:34+00:00 12/10/2018|CRIANÇAS, DICAS|0 Comentários

Deixar Um Comentário