Quando devemos buscar terapia? Tratamentos psicológicos são indicados em vários momentos. Entenda!

Sentir-se triste é normal, porém quando essa tristeza é tão profunda e, capaz de impedir que a pessoa desempenhe tarefas rotineiras, bem como não tenha desejo pela vida, essa tristeza pode ser indício de depressão. Para ajudar em casos como esse a terapia é uma alternativa.

Vivemos numa sociedade que exige muito das pessoas, sucesso na carreira profissional, o corpo perfeito, inteligência, perfeição, destreza entre outras exigências que esgotam nossas forças. Em função disso as mulheres são a fatia da sociedade mais afetada pelo estresse. Visto que, a carreira profissional e a maternidade entram em conflito diariamente.

Durante muito tempo o tratamento psicológico foi considerado coisa de gente com problemas mentais, por isso algumas pessoas resistem em buscar na terapia ajuda para seus dilemas existenciais. Não é vergonha sentir-se fraco vez ou outra, afinal somos seres que experimentam diversos tipos de emoções.

A seguir algumas atitudes que indicam que auxílio psicológico é necessário.

Fingir que está tudo bem

Algumas pessoas conseguem esconder seus sentimentos criando uma máscara. Essa é uma atitude muito prejudicial, pois ocultar os sentimentos não vai fazer os problemas desaparecem.

Falta de interesse pelas coisas da rotina

Ficar duas semanas sem realizar tarefas que antes eram prazerosas é um indicativo de depressão. Um problema que acaba afastando a pessoa do convívio social e familiar.

Dificuldades para dormir

A depressão pode causar problemas para dormir, impedindo que a pessoa consiga pegar no sono, ou manter o sono pelo tempo necessário para recarregar as energias.

Ainda, a ausência de sono pode causar depressão, em virtude da exaustão proporcionada.

Alterações na dieta

Os alimentos podem causar alterações de humor, sendo que essas mudanças podem provocar depressão e ansiedade. Já que, muitas pessoas utilizam a comida como conforto em momentos de adversidades.

Como a homeopatia cura?

Crise existencial

A depressão faz com que a pessoa enfrenta o processo de crise existencial. Pensar sobre a morte, finitude da vida e o porquê das coisas pode ser prejudicial à saúde mental, uma vez que não existem respostas para tudo.

Expressão artística

Muitos artistas que sofrem com depressão compartilham seus problemas através da arte, criando obras únicas e carregadas de sentimentos. Como sabemos muitos deles acabam perdendo a luta para a depressão.

Inventar histórias

Para esconder sentimentos e situações de sua vida, pessoas que sofrem de depressão inventam histórias. Também para não ser um fardo na vida das pessoas.

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Saiba mais como a terapia pode ajudar em casos de depressão em: https://bit.ly/2OucgHT