Qual a conexão do intestino com o cérebro e como isso afeta a saúde?

O intestino é um órgão muito importante para nossa saúde física e mental. Uma vez que o intestino é responsável, em grande parte, pelas emoções, estado mental e preferências alimentares. A saúde do cérebro depende de um intestino saudável.

Como isso interfere na minha saúde?

Se você ainda não se convenceu, saiba que o intestino produz mais serotonina que o cérebro. A serotonina é a substância química que regula a processamento e transmissão de informações pelos neurônios. Sendo ela o neurotransmissor que conecta o cérebro ao intestino.

Por isso pessoas que sofrem de problemas crônicos de origem mental como enxaqueca, ansiedade, depressão, entre outras. Também enfrentam algum tipo de problemas no sistema digestivos (má digestão, intolerância, constipação, contatos e síndrome do intestino irritável, entre outras).

Emoções extremas podem causar desequilíbrio no sistema digestivo. O estresse, por exemplo, pode provocar a absorção de alimentos não digeridos, que ao entrarem na corrente sanguínea são considerados invasores. Fazendo com que o sistema imunológico ataque provocando reações no organismo. Com isso a imunidade despenca e o organismo se torna mais suscetível a doenças.

Pessoas que possuem dietas pobres em nutrientes, também sentem os efeitos negativos de uma alimentação pobre no intestino e cérebro. A carência de nutrientes prejudica funções mentais como humor, concentração, capacidade de memorização e atenção. Que são habilidades necessárias para o aprendizado.

Assim para manter a saúde do intestino a alimentação é essencial. Ter uma dieta balanceada e que atenda às necessidades diárias garante o funcionamento do organismo. Por isso é importante adicionar vegetais e frutas ao cardápio diário.

Esgotamento emocional

Também é preciso tomar cuidado ao escolher os alimentos. Mesmo que sejam consideradas boas à saúde as fibras podem causar problemas intestinais se não forem digeridas corretamente. Se achar necessário procure ajuda profissional para elaborar um cardápio semanal rico em nutrientes.

O blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Para ler a matéria completa acesse: https://goo.gl/Zx3VGW

2018-09-26T20:01:43+00:00 05/10/2018|BEM-ESTAR, DICAS, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário