Porque as doenças erradicadas voltam?

Doenças reemergentes é um termo que diz respeito às doenças controladas ou que já foram erradicadas, mas que retornam como uma epidemia ou surtos. Foi o que aconteceu com a dengue, sarampo, coqueluche e a tuberculose. E descobrir o porquê as doenças erradicadas voltam não é uma tarefa fácil. Afinal existem diversas razões para que isso aconteça.

Em locais onde não existe saneamento básico temos a proliferação dos hospedeiros nos quais as bactérias e vírus se multiplicam. Países que recebem um grande número de refugiados estão mais suscetíveis ao retorno de doenças erradicas, porque não tem como saber se essas pessoas foram vacinadas, ou não, em seu país de origem. Assim como o grande fluxo de pessoas entre países é outro fator que aumenta as chances das doenças retornarem. Ainda existem os fatores ambientais.

Imunizar para evitar epidemias

Para entender porque essas doenças voltam pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz acompanham por meio de análises as mutações de bactérias, com o objetivo de adequar o sistema de vacinação, incorporando alterações, se necessárias, as doses e a quantidade que o individuo precisa tomar no decorrer da vida.

Todo esforço empregado tem como propósito controlar as infecções que já possuem vacinas, para que as doenças sejam controladas ou erradicadas. Assim como desenvolver vacinas paras as doenças que ainda não existem vacinas.

A população desempenha um papel importante no processo de eliminação de doenças. Pois é preciso manter a carteirinha de vacinação atualizada. Eliminar os ambientes propícios ao desenvolvimento de hospedeiros, que são os responsáveis pela disseminação de vírus e bactérias.

Descansar demais no fim de semana engorda e cansa

Assim para que as doenças erradicadas não voltem é preciso um esforço conjunto entre órgãos governamentais e sociedade. Pois, somo todos responsáveis por nossa saúde e bem-estar.

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Saiba mais sobre esse assunto no link: https://goo.gl/49zqW4

2018-08-29T21:38:46+00:00 07/09/2018|BEM-ESTAR, DICAS, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário