O que é AVC?

O AVC (Acidente Vascular Cerebral) é uma lesão do cérebro causada pela falta de sangue. Assim existem dois tipos de AVC o isquêmico que acontece quando ocorre a falta de sangue, que carrega os nutrientes para as células. E o AVC hemorrágico que ocorre quando o sangue sai do vaso e lesa o cérebro, conhecido popularmente como derrame cerebral.

Como o AVC se trata de um sofrimento do cérebro, o problema se torna mais evidente na área que controla os movimentos. Uma vez que o lado direito do cérebro controla os movimentos do lado esquerdo, e o lado esquerdo controla, do lado direito. Dito isso, as sequelas dependem da região do cérebro que foi afetada.

O fator hereditário contribui, consideravelmente, na ocorrência dos AVCs. Entretanto a principal causa do AVC é a hipertensão arterial. Uma vez que 80% dos casos são isquêmicos, de 15 a 20% são hemorrágicos.

O inverno é a estação do ano com maior índice de AVCs, por causa do aumento da pressão arterial que acontece nessa época do ano. Isso ocorre porque a temperatura cai, fazendo com que os vasos sanguíneos se contraiam para manter a temperatura corporal. Assim para manter a temperatura do corpo os vasos seguram o líquido dentro do organismo. O que aumenta a pressão arterial e a pressão na cabeça, o que eleva a ocorrência de AVC.

É importante ressaltar um dado sobre a pressão considerada normal, uma vez que a pressão 12/8 corresponde somente a 50% da população.  Por isso é importante o médico conhecer qual é a pressão normal do paciente acometido por um AVC, para que ao tentar estabilizar a pressão desse paciente não piore a situação. Pois nem todos possuem a pressão média de 12/8.

Dor de cabeça pode ser um sintoma de pressão alta.

Como prevenir o AVC

Atividade física para melhorar o sistema circulatório.

Parar de fumar, pois o fumo aumenta em 10 vezes o risco de uma doença neurológica e cardiovascular.

Confira os alimentos que são benéficos ao coração

Em casos de histórico de diabetes na família é preciso fazer o exame, além do controle alimentar.

Também é preciso ter uma alimentação balanceada, bem como evitar alimentos gordurosos que entopem as veias.

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Leia mais sobre o assunto em: https://goo.gl/CdDJck

2018-09-13T00:00:48+00:00 18/09/2018|BEM-ESTAR, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário