Hormônios – Conheça 6 alimentos favoráveis ao equilíbrio

O cérebro se comunica constantemente com o resto do corpo, diariamente, por meio dos hormônios. Os hormônios desempenham um trabalho conjunto para ajudar na manutenção do equilíbrio e homeostase do organismo. Ainda, dependendo dos sinais enviados ao cérebro, os diferentes níveis de hormônio estão constantemente flutuando.

Existe uma série de motivos pelos quais você pode desenvolver um desequilíbrio hormonal, que pode ocorrer em qualquer fase da vida. Por exemplo, desequilíbrio hormonal provocado pela fadiga adrenal ou TPM, geralmente prejudica mulheres mais jovens. Já pessoas mais velhas experimentam outros tipos de desequilíbrio hormonal, como redução do nível de estrogênio ou testosterona, e cortisol acima do nível considerado normal.

Os nutrientes e energia obtidos dos alimentos são a matéria-prima que o organismo necessita para produzir hormônios e nutrir adequadamente o corpo.

Além disso, muitos hormônios produtivos provêm do colesterol, substância encontrada em alimentos como ovos, manteiga, carne e laticínios integrais.

Também precisamos destacar que os hormônios sempre impactam um ao outro. Por isso, dizemos que dentro do sistema endócrino tudo está conectado. Isso significa, que se o organismo está produzindo altos níveis de cortisol, o nível dos demais hormônios provavelmente vão reduzir, como testosterona, hormônios da tireoide, estrogênio e progesterona.

Veja a seguir uma lista de alimentos que ajudam na produção de hormônios:

Soja

A soja contém isoflavona, substância semelhante ao estrogênio, por causa disso a soja ajuda nos casos de queda acentuada dos níveis de hormônios.

Grão de bico

Alimento rico em vitamina B6 e B9 que auxiliam na produção dos hormônios neurotransmissores, dopamina e serotonina, responsáveis pelo bem-estar e pela boa noite de sono.

Brócolis e outros frutíferos

A glucorafanina substância encontrada no brócolis ajuda a prevenir o câncer. Uma vez que essa substância controla a produção de estrogênio e hormônios, que em excesso podem causar tumores.

Doenças Autoimunes – Saiba tudo!

Cereais integrais

Contém fibras que servem de alimento para as bactérias da microbiota intestinal.

Castanha-do-pará

O selênio, mineral presente na castanha-do-pará melhora o funcionamento da tireóide. Os hormônios produtivos na tireóide ajudam a regular o metabolismo do cérebro, coração, rins e fígado.

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Leia mais sobre alimentos que aumentam a produção de hormônios em: https://goo.gl/1kBTv8

2018-12-26T17:10:02-03:00 06/01/2019|BEM-ESTAR, DIETA E ALIMENTAÇÃO, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário