Com a chegada do verão e as temperaturas elevadas, esses eletrodomésticos são quase uma questão de sobrevivência. Entretanto, se usados de maneira incorreta podem fazer muito mal à saúde! É preciso ter cuidado.

Veja esse artigo que o blog Blog Homeopatia e Saúde, uma publicação da Clínica Similia – Homeopatia de qualidade em São Paulo – Região da Av. Paulista, vinculada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro Filho e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo, selecionou para você!

 

O verão num país tropical tem os seus desconfortos. Enquanto alguns estados enfrentam forte estiagem, outros encaram níveis baixíssimos de umidade no ar, que trazem inúmeras complicações à saúde de todos, mas em especial das crianças. E é aí que entram os ventiladores, umidificadores e aparelhos de ar-condicionado.

Alguns lugares, como nos estados de Mato Grosso e Goiás, não raramente registram umidade abaixo de 15%, considerado nível de deserto. O ideal dessa porcentagem é rondar os 60%, para termos uma ideia de comparação. Entre as complicações incluem:

  • Dores de cabeça
  • Alergias
  • Sangramento nasal
  • Garganta seca

Mas abusar da temperatura do ar-condicionado ou do umidificador, não limpar o filtro e usar o ventilador em ambientes empoeirados podem ser mais prejudiciais que o calorão do verão.

Não existe melhor ou pior entre ar-condicionado e ventilador, bem como o umidificador é um bom aliado no verão. Porém, o equilíbrio é necessário. Veja as dicas:

  • Ventilador: mantenha o ambiente limpo para evitar que o pó suba com o vento e cause alergias respiratórias;
  • Ar-condicionado: temperatura ideal deve estar entre 23º e 27ºC.
  • Umidificador: ligado a noite toda só para regiões extremamente secas, caso contrário, é preciso atenção. Beba muita água, pois é preciso hidratar o corpo e não só o ambiente.

Leia mais em: https://goo.gl/YYxeMy 

 

Tags: ar-condicionado, ventilador, umidificador, verão