saúde, homeopatiaNo Brasil, a cada 12 meses trabalhados o colaborador de qualquer empresa que tenha a carteira registrada possui o direito de tirar 30 dias de férias. Esse período de descanso, devidamente remunerado, em alguns casos pode ser fracionado, com duas saídas de 15 dias, por exemplo: a pessoa descansa duas semanas em um mês e as outras duas semanas podem ser utilizadas em outro período a escolha do trabalhador.

Cada empresa organiza isso da maneira que lhe convém e também convém ao trabalhador, mas o mais importante é que o profissional folgue o que lhe é de direito. Não pense em vender as férias nessa hora. Sabe o motivo? Sua saúde.

Se você passa a insistir em trabalhar muitos períodos sem tirar férias, sua saúde por consequência começa a ficar debilitada. A primeira consequência de muitos meses sem uma pausa para “respirar” é o cansaço provocado pela rotina de trabalho, seguido do estresse consequente do desgaste das relações com as pessoas do mesmo ambiente.

O blog Homeopatia e Saúde, da Clínica Simília, coordenada pelo Dr. Ariovaldo Ribeiro Filho e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo, elencou alguns dos problemas ocasionados pela sobrecarga de trabalho sem pausas para descanso: o principal é o desencadeamento de doenças cardiovasculares.

Você sabia que é possível prevenir esse tipo de doença somente com esse descanso prolongado? Isso porque esses dias de férias deixam a cabeça mais tranquila, faz com que o trabalhador fique mais calmo e por consequência o coração não sofre tanto assim. Quando nos empenhamos em nossas atividades profissionais exaustivamente, o corpo é exigido a ponto de chegar no limite do trabalho intelectual e também físico. Isso gera frustração, cansaço generalizado, indisposição, além de desestabilizar a capacidade de produção de qualquer pessoa.

 

Resultados

As doenças de cunho psicológico e desencadeadas por um estado de saúde emocional desestruturado também são situações recorrentes. O simples fato de se desligar do ambiente de trabalho, o que pode parecer tão difícil para alguns, tem caráter tão importante quanto uma meta para que todos os colaboradores atinjam na empresa, por exemplo. Sabe o motivo? É o trabalho humano que desencadeia as ações de qualquer organização. Cuidando desse aspecto é possível ter profissionais mais ágeis e que produzem melhor. Corpo e mente precisam aliviar a tensão, não somos máquinas de produzir em massa.

Manter pessoas felizes dentro de uma corporação é agir pensando no futuro, pois o profissional que está descansado e com a cabeça arejada é aquele que tem disposição para buscar melhores resultados. Quando o contrário acontece, e há pessoas cansadas, consequentemente a qualidade do que é produzido decaí. Incentivar que as pessoas tirem férias é se importar com o bem-estar do trabalhador e também da empresa. É preciso que tais interesses caminhem lado a lado.

 

Metas pessoais

Claro que o trabalho é importante, mas é saudável que as pessoas tenham atividades que vão além disso, como um hobby ou aquelas atividades que te dão prazer e você nunca tem tempo para realizar. Ao se ausentar por um tempo do ambiente de trabalho, é possível aproveitar o período ocioso para trabalhar nessas questões. É importante descansar também para recarregar as energias gastas durante o período de trabalho: as férias são imprescindíveis para que o profissional retorne com mais disposição, foco, ideias e criatividade para desenvolver as atividades cotidianas do serviço.

férias, homeopatia

 

Organização

Viajar, conhecer novas pessoas, novos lugares, novas culturas. Além de afastar as preocupações vinculadas à qualquer rotina, o fato de se dispor a conhecer novos horizontes colabora de maneira positiva para a recarga de energia. Uma dica importante é se desligar realmente no período de férias, evitando atender o telefone, responder a grupos de Whatsapp, consultar e-mails corporativos durante esse período. Para isso é também ideal deixar todo o seu trabalho organizado para que, durante sua ausência, outra pessoa possa responder às suas responsabilidades e você não se preocupe sobre o que está acontecendo no local de trabalho.

Também se preocupe em programar-se financeiramente para essa fase, uma vez que o valor referente às férias é disponibilizado antes de sair para os dias de descanso – até que a rotina volte ao normal, você ficará um tempo sem receber o salário por conta disso. Após deixar tudo organizado, saia de férias sem medo e curta esse período necessário para estabilizar qualquer motivação dos colaboradores. Tirar férias é respeitar sua saúde e evitar sobrecarga de trabalho, dedicando-se algum tempo para seu planejamento pessoal.