Quer viver muito? Veja essas dicas

Em 2009 graças as suas pesquisas sobre os telômeros a Dra. Elizabeth Blackburn recebeu o prêmio Nobel de Medicina.

A partir de suas pesquisas, centenas de estudos foram realizados em todo o mundo provando que a ausência de uma dieta balanceada, atividades físicas e uma saúde mental deteriorada podem esgotar os telômeros, colocando-os em risco e aumentando as probabilidades de doenças. Entretanto, muitas dessas pesquisas ainda não são acessíveis a todos, comenta Blackburn, em parte porque o campo de pesquisas sobre os telômeros ainda é novo.

Por isso a Dr. Blackburn se juntou a Dra. Elissa Epel, psicóloga de saúde, para compartilhar o que descobriram durante suas pesquisas no livro O segredo está nos telômeros, que foi lançado pela editora Planeta este ano. A publicação trás conselhos, baseados em anos de pesquisa, sobre como ter uma vida mais saudável, que não depende de dietas da moda ou de mudanças radicais no estilo de vida, pode paralisar o encurtamento dos telômeros e consequentemente retardar o processo de envelhecimento.

Os telômeros ficam nas extremidades dos cromossomos, eles são como o plástico que protege a ponta do cadarço.

Fatores como estresse crônico, falta de exercício e sono, além de uma dieta pobre podem fazer com que seus telômeros se deteriorem. Com o desgaste dos telômeros os cromossomos perdem a proteção, isso atrapalha a capacidade das células de trabalhar adequadamente, o que acelera o processo de envelhecimento.

Para fortalecer os telômeros é preciso fazer algumas mudanças no estilo de vida, sendo que em apenas algumas semanas já dá para ver os resultados.

Segundo revelou a pesquisa não é necessário dormir durante 8 horas seguidas para alcançar os benefícios, 7 horas já são suficientes, desde que o corpo sinta que está descansado.

A ansiedade e a depressão encurtam os telômeros, quanto mais severo for o problema mais prejudicial para os telômeros. Esses estados emocionais extremos influenciam negativamente o organismo acelerando o envelhecimento das células. Assim como doenças cardíacas, diabetes e pressão alta surgem mais cedo e rápido em pessoa que sofrem de ansiedade de depressão.

O Blog Homeopatia e Saúde, é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo, leia mais sobre esse assunto no link: https://goo.gl/5QPkQX

 

TAGS: Depressão, Estresse, Longevidade, Atividade física, Telômeros, Envbelhecimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *