Quais os benefícios de andar a pé?

Andar a pé é uma ótima atividade física para melhorar ou manter a saúde e bem-estar. Apenas 30 minutos de caminhada diária pode fortalecer os músculos, reduzir o excesso de peso, aumentar a força muscular e resistência, além de melhorar o sistema cardiovascular. Também pode ajudar a diminuir os riscos de doenças cardíacas, diabetes tipo 2, osteoporose e alguns tipos de câncer.

Ao contrário de outros tipos de atividade física andar a pé é gratuito, não exige nenhum tipo de equipamento ou treinamento especial.

A atividade física não precisa ser pesada ou feita durante longos períodos para ser benéfica a sua saúde. Um estudo realizado em 2007 com mulheres inativas mostrou que mesmo um baixo nível desse exercício, cerca de 75 minutos por semana, melhorou significativamente sua saúde quando comparado a um grupo de pessoas sedentárias.

Caminhar é um exercício de baixo impacto, não precisa de equipamentos, pode ser realizada a qualquer hora do dia e no seu próprio ritmo. Você pode sair de casa agora para andar a pé sem se preocupar com os riscos associados às atividades físicas de grande impacto. Andar a pé também é um excelente exercício físico para pessoas que estão com excesso de peso, idosos ou que estão sem praticar atividade há muito tempo.

Alguns dos benefícios da caminhada são:

Andar a pé reduz os riscos de doenças;

Caminhar ajuda a perder peso;

Previne a demência;

Aumenta os níveis de vitamina D no organismo;

Dá mais energia;

Faz você se sentir mais disposto.

Para desfrutar de todos os benefícios da caminha à sua saúde tente andar pelo menos 30 minutos todos os dias da semana. Enquanto estiver cainhando você pode conversar, mas não cantar.

Atividades moderadas como a caminhada apresentam pouco risco à saúde, entretanto se você tiver algum problema preexistente consulte um médico antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios físicos.

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo, matéria completa acesse: https://goo.gl/q3cqXN

TAGS: Andar a pé, Caminhada, Coração, Saúde, Perder peso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *