Outono é a estação ideal para alimentação saudável

Em uma estação como o outono, já podemos nos programar para uma alimentação diferenciada. Além do clima ameno, o início de um tímido friozinho, também entram em cena uma safra diferenciada de frutas, legumes e também verduras. Isso pode beneficiar, e muito, a sua alimentação e de quem convive com você. Vamos nos programar?

Nós do blog Homeopatia e Saúde destacamos os principais itens desse período, em especial as frutas, que são abundantes nessa época. Em ordem alfabética, começamos pelo abacate, que auxilia no controle do colesterol, contribuindo com uma pele melhor e também um sistema circulatório. Outra fruta da época é a banana, rica em potássio – não à toa muito recomendada para atletas, a fim de evitar câimbras.

Entra na lista também o caqui, fruta esta que entra no segmento dos antioxidantes. Isso significa que combate o envelhecimento precoce. Muito bom, não? O coco tem como principal característica melhorar o funcionamento intestinal e ser diurético. Já os figos são ricos em magnésio, potássio, cálcio, ferro e ainda fibras. No caso da goiaba, esta não tem muito açúcar, gordura ou calorias, além de ser referência em vitaminas do tipo A, B1 e C.

Kiwi, limão, maracujá, tangerina e laranja são frutas ricas em vitamina C – se consumidas com alimentos em ferro, auxiliam o organismo a melhor absorver por conta dessa vitamina. A maçã contém vitaminas B1, B2 e niacina. Já o mamão auxilia, e muito, o sistema digestivo. Além disso, é uma fruta muito rica em propriedades terapêuticas e também contribui na cicatrização, sendo recomendada sua ingestão em quem sofre com gastrite e úlceras.

Falando em legumes e verduras, a lista também é grande. Temos abobrinha, que é encontrada de março até maio, e se destaca pela pouca quantidade de calorias que possui. Sinal positivo para dietas balanceadas ou quem está buscando alternativas de alimentos para o emagrecimento. Agrião, almeirão, berinjela, beterraba e brócolis são exemplos de abundância nessa fase. Você também sabia que essa estação é a da batata-doce? Além de dar saciedade, é fonte de cálcio e potássio.

O blog Homeopatia e Saúde é vinculado à Clínica Similia, do Dr. Ariovaldo Ribeiro Filho e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo, médicos homeopatas que destacam e reforçam a importância de uma alimentação saudável rica em alimentos naturais e orgânicos. Outros exemplos de alimentos que dão no outono são: espinafre, jiló, nabo, repolho e rúcula.

Opções não faltam, não é mesmo? Sem desculpa para um prato sem cor nas principais refeições do dia!

One Response to Outono é a estação ideal para alimentação saudável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *