Óleo – o vilão da alimentação

Apontado como o vilão da cozinha, o óleo vegetal é usado sem restrição, tanto em casa, como nos produtos que compramos prontos. Segundo texto selecionado pela equipe do Blog Homeopatia e Saúde, publicado originalmente no portal BBC, o óleo vegetal é tão abundante e barato que é usado sem critérios.

A realidade o óleo vegetal, mais especificamente o de soja, está entre os ingredientes que fornecem 85% das calorias consumidas no mundo. São elas trigo, arroz, milho, açúcar, cevada, batata e óleo vegetal de soja e óleo de palma (dendê).

 

A cultura das calorias baratas

Para os pesquisadores especializados em segurança alimentar e sustentabilidade da Universidade de Leeds, no Reino Unido, a produção de óleos vegetais e as culturas oleaginosas cresceram consideravelmente nas últimas três décadas.

Esse crescimento foi incentivado por uma combinação de acordos comerciais, que tornaram mais barato e fácil exportar e importar óleo, e políticas governamentais. Por exemplo, os subsídios em países como Malásia e Indonésia, destinados a aumentar a produção para exportação, ajudaram a baixar o preço do óleo vegetal.

 

Leia o texto completo no portal BBC AQUI.

O Blog Homeopatia e Saúde é uma publicação vinculada à Clínica Similia e aos doutores Ariovaldo Ribeiro Filho e Ana Lucia Dias Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *