Homeopatia ganha espaço

A homeopatia é o segundo sistema de tratamento mais utilizado no mudo. Porém a homeopatia ainda luta para ser reconhecida pela comunidade científica por seus princípios pouco convencionais. Ainda assim, em virtude de algumas iniciativas a homeopatia ganha espaço no tratamento de doenças crônicas e epidêmicas.

Iniciativas como a do sistema público de saúde de Goiás que distribuiu 200 mil medicamentos homeopáticos, em 25 municípios, e obteve uma queda de até 65% nos casos de dengue nas cidades contempladas pelo projeto.

A homeopatia é um sistema que trata a doença com substâncias que causam os mesmos sintomas da doença. Essa substância é diluída em água, diversas vezes, para que ao tratar a doença o remédio não aumente o problema.

Como a homeopatia é um método de tratamento que não causa efeitos colaterais é muito procurado por gestantes e crianças. É justamente essa característica que está permitindo a homeopatia ganha espaço nos sistemas públicos de saúde. Outro incentivo é o baixo custo dos medicamentos homeopáticos em comparação aos medicamentos convencionais.

<<LEIA TAMBÉM: Transtorno de Ansiedade e homeopatia!>>

Entre os anos 2007 e 2012 tivemos um aumento de 10% nas consultas com profissionais homeopatas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Um dos motivos para o sucesso dos tratamentos h5omeopáticos é que os médicos homeopatas consideram o paciente como um todo ao formular o melhor medicamento para tratar a doença. Ele não trata somente a doença, mas também a sua causa. Essa é a principal diferença entre os tratamentos tradicionais e o homeopático.

Outras cidades como São Paulo, Macaé, São José do Rio Preto e Rio de Janeiro também estão utilizando os medicamentos homeopáticos no tratamento da dengue. O que vem contribuindo para o aumento da presença dos medicamentos homeopáticos em todo o país. Com isso a homeopatia ganha espaço e mais pessoas são beneficiadas por ela.

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo, para ler a matéria completa acesse: https://goo.gl/aEfYgd

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *