Glaucoma – Perigo Silencioso

O glaucoma é um mal que, silenciosamente, atinge a mais de um milhão de pessoas no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse mal é a segunda causa de cegueira no mundo. Por isso, a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) instituiu o dia 26 de maio como o “Dia Nacional de Combate ao Glaucoma”. E o Blog Similia Homeopatia e Saúde vai ajudar nessa campanha. A informação e a prevenção são os maiores remédios para esse mal. Passe adiante.

Glaucoma é uma neuropatia óptica progressiva, isso é, a deterioração das fibras do nervo óptico. Segundo o oftalmologista Lech M. Szymanski o glaucoma é um grupo de condições patológicas muitas vezes assintomáticos.

glaucoma1

“O Glaucoma pode ser de tipos diferentes. O primário de ângulo aberto, costuma ser assintomático até os estágios mais tardios, quando começa haver perda gradual de visão periférica e, em estados mais avançados, visão tubular. Já o Glaucoma de ângulo fechado tem sintomas bem mais definidos: dor, turvação ou borramento da visão, percepção de halos coloridos ao redor das luzes, vermelhidão ocular, náuseas e vômitos”, explica.

Mas o que leva uma pessoa a desenvolver glaucoma?

Como informa o Dr. Szymanski, as causas podem ser conhecidas ou não. “Entre as causas conhecidas mais comuns estão trauma ocular, excesso de medicação, algumas condições patológicas oculares, inflamação, tumor, catarata em estágio avançado e diabetes. Mas existem casos em que não conseguimos identificar a causa”, explica o oftalmologista.

Mas o médico também informa que há elementos de risco que podem facilitar o surgimento do Glaucoma. “Entre diversos fatores de risco, destaco a pressão intraocular elevada, principalmente para paciente acima dos 40 anos. Alguns fatores genéticos, como descendência afro-americana e histórico familiar também podem favorecer o surgimento do glaucoma. Além, é claro, das condições de saúde gerais do indivíduo. Pessoas com diabetes, doenças cardíacas, hipertensão arterial e hipotireoidismo tem mais propensão a desenvolver Glaucoma. Destaco também o uso prolongado de remédios como corticosteroides”, esclarece o médico.

glaucoma

O Glaucoma tem tratamento?

Lembramos que o importante é sempre procurar um profissional de confiança quando houver suspeita. Esse médico vai diagnosticar o tipo correto do glaucoma e indicar o melhor tratamento. “Após o diagnóstico, o tratamento visará primariamente a diminuição da pressão intraocular, que é o maior fator de risco para levar a cegueira. O tratamento poderá ser medicamentoso e muitas vezes a cirurgia é necessária” explica Dr. Szymanski .

A Homeopatia no auxílio do Glaucoma

Como já é de conhecimento dos leitores do blog e dos pacientes que se tratam com homeopatia, essa ciência não lida com a doença e, sim, com o indivíduo. Porém, segundo o oftalmologista, a homeopatia pode ser de imensa ajuda no tratamento do glaucoma.

tratamento-depressao-homeopatia“O glaucoma é uma doença séria e não recomendo a substituição dos medicamentos tradicionais (alopáticos) pelas medicamentos homeopáticos. Porém, acredito que a homeopatia pode ser determinante em eventual redução dos medicamentos. Outro ponto que posso destacar é que o paciente que procura a homeopatia está, em minha experiência, mais compromissado e mais cuidadoso com a adesão ao tratamento,” avalia o especialista.

Durante o tratamento, a homeopatia pode ser determinante para o sucesso do procedimento. “Nos casos de dor intensa com severo mal estar, em casos de efeitos indesejados dos medicamentos convencionais, a homeopatia poderá ser de muita ajuda. Também destaco o papel psicológico do tratamento homeopático principalmente em pacientes com com deterioração visual intensa, melhorando sua segurança para continuar a desenvolver suas atividades diárias”, defende o oftalmologista.

O glaucoma é sério e pode levar a perda irreversível da visão. Por isso é fundamental sua prevenção levando em conta todos os fatores de risco e o exame adequado pelo profissional que deverá, a qualquer suspeita, realizar os testes oftalmológicos específicos e adequados. Procure sempre um médico de sua confiança.

8 Responses to Glaucoma – Perigo Silencioso

  1. Mary Bstos disse:

    muito bom o comentário, Gostaria de saber se existe um remédio homeopático
    que reduza a pressão ocular.
    att Mary

    • Similia Homeopatia disse:

      Ola Mary
      Infelizmente a homeopatia não apresenta medicamentos específicos para pressão ocular. Porém, como dito no texto, a homeopatia pode ser determinante em eventual redução dos medicamentos. Outro ponto é que o paciente que procura a homeopatia está mais compromissado e mais cuidadoso com a adesão ao tratamento.
      Procure um homeopata de sua confiança.
      Um abraço

  2. Maria Teresinha Santos Dias disse:

    Bastante esclarecedora essa reportagem. Pessoalmente, tenho diabetes e histórico familiar de glaucoma e já apresentei, um tempo atrás, pressão ocular elevada que depois não aconteceu mais. É um tema que deve ser sempre comentado pela quantidade de pessoas que desconhecem essas relações que o diabetes têm com outras doenças. E o glaucoma é um desses resultados pelo que entendi.

  3. Eliana disse:

    Não tenho nenhum médico homeopata de confiança… Alguém poderia me indicar um, que entenda de oftalmologia e glaucoma, em particular?

  4. Sonia moreira disse:

    Tenho pressão alt intra-ocular
    Fui operado de um olho

    Quero outros tratamentos para não operar o outro
    Podem me ajudar ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *